O Município de Vila Flor e a GNR – Comando Territorial de Bragança formalizaram, esta quarta-feira, no Centro Cultural de Vila Flor, a assinatura do Protocolo de Cooperação no âmbito do Sistema de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis, o “e-Guard”.

Vila Flor torna-se assim o primeiro município do distrito de Bragança a implementar este sistema, que consiste na atribuição de um dispositivo eletrónico de comunicação direta e permanente com a GNR, numa estratégia de compromisso social em prol da população em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento, com vista a um território mais próximo, inclusivo e solidário.
O projeto foi apresentado pela ADSI – Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento, entidade que desenvolveu o projeto que se encontra ativo nos distritos da Guarda, Viseu, Braga e Bragança.
O projeto e-Guard está inserido numa estratégia que está no alinhamento da Guarda Nacional Republicana (GNR) para o ano de 2025, que está focada nas pessoas, no âmbito da prevenção criminal e policiamento comunitário, como prioridades.
O projeto assenta num equipamento eletrónico que procura desenvolver uma resposta integrada de segurança, ação social e saúde, especialmente dirigido às pessoas mais vulneráveis, como uma resposta eficaz no socorro e apoio aos maiores de 65 anos.

A seleção das pessoas vai ao encontro dos idosos sinalizados durante a operação anual Censos Sénior, respondendo a critérios de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento.
O idoso que usar este equipamento vai estar ligado 24 horas por dias e sete dias por semana a um militar que se encontra na sala de situação da GNR, podendo comunicar para colmatar a solidão, caso de doença súbita ou até relatar algum incidente de ordem pública que ocorra.
O idoso a que seja atribuído este equipamento, após análise à sua situação, estará em contacto permanente através de uma ligação direta à GNR, no distrito de Bragança.
Por outro lado, e suspeitando de alguma anomalia, a GNR também pode entrar em contacto com o idoso e caso necessário desloca-se uma patrulha ao local para verificar o que está a acontecer, porque o aparelho está dotado de uma componente de georreferenciação, e assim ser prestado auxílio ao nível da saúde ou segurança. Quando o utente carrega no botão SOS do aparelho aparece um alarme no portal de monitorização instalado na sala de situação do comando distrital da GNR.
Através deste contacto, é de imediato verificada e monitorizada a situação do utente/idoso e, caso seja, necessário, aciona-se a deslocação de militares da GNR para o local.
O serviço “e-Guard” pode também ser utilizado em situações de burla ou de furto, incêndios na redondezas, se um idoso estiver perdido ou desorientado (georreferenciação) ou com doença súbita.