Covid-19: Município de Aguiar da Beira reabre feiras quinzenais na próxima semana

As duas feiras quinzenais do concelho de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, reabrem na próxima semana “com a disponibilização dos habituais produtos e serviços” e “respeitando as regras decorrentes da pandemia de covid-19”.

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira, presidida por Joaquim Bonifácio, refere em comunicado publicado na sua página oficial da internet que a feira quinzenal de Aguiar da Beira reabre na segunda-feira e a de Mosteiro – Penaverde na quarta-feira.

“A reabertura está condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) tendo, os comerciantes e clientes, que obedecer a um conjunto de normas de funcionamento específicas, que visam garantir as condições de segurança e higiene no exercício da sua atividade”, esclarece a nota.

Entre outras medidas, “tanto os feirantes como os clientes têm de usar máscara, devendo ainda os clientes respeitar entre si a distância social de segurança, de dois metros, no momento de visita aos ‘stands’”.

Os feirantes “devem ter desinfetante nos seus espaços/bancadas/tendas para uso próprio e dos clientes, tendo ainda de desinfetar as superfícies da zona de venda que usarem ou que estiveram em contacto com os clientes” e higienizar as mãos no início e no final de cada atendimento.

Os vendedores também devem providenciar “uma barreira física de forma a assegurar um distanciamento mínimo de um metro entre o consumidor e a banca de exposição dos artigos” e garantir a recolha de todos os resíduos produzidos durante a atividade de venda.

Já os clientes devem evitar tocar em objetos e superfícies e não devem estar mais de duas pessoas por cada bancada/espaço de atendimento.

A autarquia de Aguiar da Beira sublinha no comunicado que, “após a saída do último feirante, os serviços municipais devem dar início à operação de limpeza, higienização e desinfeção do recinto”.

O acesso aos recintos das feiras vai ser limitado, “para garantir as regras em vigor para os estabelecimentos de comércio a retalho quanto à ocupação, permanência e distanciamento físico”.

As medidas “visam criar um clima de segurança e confiança, para disponibilizar um conjunto de bens para o dia-a-dia de todos os munícipes, assim como permitir a continuidade da atividade profissional dos diferentes vendedores”, segundo a fonte.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado