Covid-19: Fundo de Emergência Municipal da Guarda recebeu 300 pedidos de empresas

Cerca de 300 empresas e empresários em nome individual da Guarda candidataram-se ao Fundo de Emergência Municipal criado pela autarquia para combater os efeitos económicos da pandemia causada pela covid-19, anunciou o presidente do município.

Segundo Carlos Chaves Monteiro, o Fundo de Emergência Municipal SalvaGuarda Empresas recebeu, até segunda-feira, data limite para apresentação de candidaturas, os pedidos de “cerca de 300 empresas” locais.

“Julgo que 180 a 200 [pedidos de apoio] já estão verificados e em condições de serem elegíveis. Mais 100 pedidos ainda estarão para serem avaliados”, resumiu.

Carlos Chaves Monteiro lembrou que a autarquia destinou uma verba de meio milhão de euros do orçamento para esta medida específica que visa combater os efeitos económicos da pandemia da covid-19 e “apoiar as empresas do concelho na transição do confinamento em vigor para o período pós-pandemia”.

“Neste momento, há uma correlação equilibrada entre aquilo que era previsível e aquilo que estava disponível, que nós colocámos como dotação para dar resposta a esta necessidade”, admitiu o responsável.

As candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio às Empresas – SalvaGuarda Empresas decorreram entre os dias 13 de março e segunda-feira (12 de abril).

De acordo com a autarquia da Guarda, os apoios financeiros disponibilizados “têm em vista auxiliar a liquidez da tesouraria quer de empresas, quer de empresários em nome individual”.

O município indicou que irá atribuir a fundo perdido “400 euros às empresas ou empresários que tenham sofrido em 2020 quebras de faturação entre os 25 e os 40% e de 600 euros para quebras de faturação superiores a 40%”.

O regulamento do Fundo de Emergência Municipal de Apoio às Empresas, com o valor de 500 mil euros, foi aprovado pela Câmara Municipal da Guarda, por unanimidade, no dia 22 de fevereiro.

“Estes apoios não compensam, como é óbvio, todos os prejuízos que as empresas e os empresários tiveram e ainda estão a ter. São apenas apoios de tesouraria. Mas, nesta altura, um apoio de tesouraria pode ser muito importante, sobretudo sendo a fundo perdido”, considerou, na ocasião, o autarca.

Segundo Carlos Chaves Monteiro, os apoios serão pagos numa única prestação, após a comunicação da aprovação da candidatura submetida junto dos serviços camarários.

Os apoios são dirigidos a empresas e a empresários com volume anual de negócios que, em 2019, não tenha excedido os 350 mil euros e que não tenham mais de 25 trabalhadores.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.937.355 mortos no mundo, resultantes de mais de 135,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.918 pessoas dos 827.765 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado