Cortes de 10% atingem todos os funcionários públicos

O Orçamento do Estado para 2014 prevê uma tabela salarial para a Função Pública que estabelece cortes de 10% para todos os trabalhadores com salários acima de 600 euros. Os cortes serão iguais para todos os funcionários públicos, sabe o Económico. Não haverá, por isso, progressividade, ao contrário do que acontece com os atuais cortes […]

O Orçamento do Estado para 2014 prevê uma tabela salarial para a Função Pública que estabelece cortes de 10% para todos os trabalhadores com salários acima de 600 euros.
Os cortes serão iguais para todos os funcionários públicos, sabe o Económico. Não haverá, por isso, progressividade, ao contrário do que acontece com os atuais cortes médios de 5% que estão a ser aplicados desde 2011. As reduções que estão atualmente em vigor aplicam-se a salários superiores a 1.500 euros e variam entre 3,5% e 10% (aumentam consoante o valor da remuneração). A ideia agora para 2014 é deixar cair estes cortes progressivos acima dos 1.500 euros e avançar com um corte único de 10% acima de 600 euros. A redução de 10% foi avançada pelo Correio da Manhã na edição de hoje, que explica que, do corte de 10%, não pode resultar um salário inferior a 600 euros, uma informação que o Económico também confirmou. Se a medida for aprovada, significa que, num ano, os funcionários públicos vão perder mais de um salário. A nova tabela irá integrar praticamente todas as carreiras da administração pública, incluindo os corpos especiais. O Governo está reunido em Conselho de Ministros para finalizar o Orçamento do Estado. Para domingo, está marcada uma reunião extraordinária para fechar o documento.

Conteúdo Recomendado