Conselho Distrital da ANAFRE reúne no distrito da Guarda

Na próxima sexta-feira, dia 15 de julho, os membros do Conselho Diretivo da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) irão reunir em Trancoso, no sábado, dia 16 de julho reúnem em Vila Nova de Foz Côa.

Por ocasião deste encontro, a freguesia de Vila Franca das Naves irá promover, na próxima sexta-feira,  uma sessão de homenagem aos autarcas eleitos nos últimos 40 anos de poder local no Portugal Democrático.

Assim, pelas 15 horas, o Centro Cultural Miguel Madeira irá acolher a apresentação dos novos símbolos heráldicos da União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, seguida da inauguração de um monumento da autoria da artista Maria Lino alusivo aos autarcas e de uma romagem ao cemitério local e à sepultura do autarca Miguel Madeira assassinado no exercício das funções de Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves. A reunião do Conselho Diretivo terá lugar no Convento dos Frades, em Trancoso pelas 16h30.  Em colaboração com o Município de Trancoso haverá uma sessão de boas vindas aos membros do Conselho seguido de jantar/debate com os autarcas de freguesias do concelho de Trancoso e dos concelhos vizinhos. Pelas 21h30, os presentes serão convidados a assistir a um espetáculo cultural a decorrer no castelo de Trancoso.

O programa prossegue no sábado, dia 16, com o empenho do Município de Vila Nova de Foz Côa, onde será realizada uma visita ao novo Centro de Alto Rendimento de Remo localizado no Pocinho seguida de um almoço/debate do Conselho Diretivo com os autarcas de Freguesia de Vila Nova de Foz Côa e dos concelhos limítrofes.

Para as 15 horas está prevista uma visita ao Museu do Côa.

Segundo a ANAFRE, “Na reunião do Conselho Diretivo e nos debates com os autarcas estarão presentes temas como as comemorações do centenário da publicação da Lei 621/1916 de 23 de junho, as negociações em redor das transferências de competências, das questões associadas ao processo de reorganização administrativa e igualmente o papel das freguesias no desenvolvimento das suas comunidades e a sua interligação com os Municípios e comunidades intermunicipais. A operacionalização deste programa surge pela mão da Delegação Distrital da ANAFRE na Guarda e das Câmaras Municipais de Trancoso e Vila Nova de Foz Côa e enquadra-se na preocupação de celebrar o Poder Local e os 40 anos sob as primeiras eleições autárquicas que ocorreram em Portugal no regime democrático a 12/12/1976.”

PROGRAMA

15 de julho, sexta-feira (Trancoso)

15 horas – Homenagem aos autarcas das Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, do concelho de Trancoso.

  • Sessão Pública no Centro Cultural Miguel Madeira em Vila Franca das Naves
  • Inauguração de uma escultura da autoria da artista Maria Lino
  • Homenagem ao autarca Miguel Madeira no cemitério local

16h30 – Reunião do Conselho Diretivo na cidade de Trancoso, no Convento dos Frades,

19h30 – Sessão de boas-vindas no Município de Trancoso

20h00 – Jantar / reunião com os autarcas de Freguesias e da Assembleia Municipal de Trancoso oferecido pela Câmara Municipal.

21h30 – Deslocação ao espetáculo cultural a decorrer no castelo de Trancoso

24h00 – Retiro para o Hotel Turismo de Trancoso

16 de julho, sábado (Vila Nova de Foz Côa)

10h30 – Saída para Vila Nova de Foz Côa

11h30 – Visita ao Centro de Alto Rendimento de Remo na localidade do Pocinho e almoço/reunião com os autarcas de freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa oferecido pelo Município Fozcoense

15h00 – Visita ao Museu do Côa

Regresso a Trancoso

 

 

 

 


Conteúdo Recomendado