Congresso Internacional analisa a cultura no século XXI

O V Congresso Internacional sobre Culturas vai reunir perto de duas dezenas de oradores portugueses e estrangeiros, de 6 a 8 de novembro.

“Que cultura(s) para o século XXI?” é a questão que um vasto conjunto de especialistas de renome internacional vai procurar responder, na Universidade da Beira Interior (UBI), esta semana. A pergunta é o tema central do V Congresso Internacional sobre Culturas, que se realiza entre os dias 6 e 8 de novembro, em espaços da Biblioteca Central e da Faculdade de Artes e Letras, com a presença de personalidades como Guilherme d’Oliveira Martins (antigo ministro e que está ligado a entidades como o Centro Nacional de Cultura), Onésimo Teotónio Almeida (Universidade de Brown), Moisés de Lemos Martins (Catedrático da Universidade do Minho), e o Reitor da UBI, António Fidalgo, entre outros.

O V Congresso Internacional sobre Culturas vai reunir perto de duas dezenas de oradores portugueses e estrangeiros, provenientes de países como Brasil e Moçambique, com o objetivo de identificar “os desafios para a cultura neste século ainda madrugador”, de acordo com a organização.

Ao longo do programa, a reflexão centra-se no futuro da cultura e como ela se cruza com questões fundamentais da atualidade: a comunicação; a arte e as expressões artísticas; moda e estilos de vida; género e sexualidades; universidades e conhecimento; democracia e cidadania; ambiente; redes digitais; gestão de cultural, entre outros temas.

O V Congresso Internacional sobre Culturas terá como foco uma perspetiva lusófona, evento que resulta ele próprio de uma organização da UBI, em parceria com a Universidade do Minho e as instituições brasileiras UFBA – Universidade Federal da Bahia e UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A Sessão de Abertura acontece no Anfiteatro da Parada, às 9 horas, no dia 6 de novembro. Tem como conferência inaugural “Futuro da(s) Cultura(s) em Discussão”. Quanto à Conferência de Encerramento, intitulada “Universidade e Lusofonia”, terá os contributos de Onésimo Teotónio Almeida, que abordará “O mundo lusófono e a sua luta com a modernidade”; António Fidalgo, que falará de “Cooperação da Universidade da Beira Interior com as Universidades africanas de língua portuguesa”; e Guilherme d’Oliveira Martins (título a divulgar). Decorre na Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras, a partir das 18h15, do dia 8 de novembro.


Conteúdo Recomendado