Conferências da Estrela amanhã em Casais de Folgosinho (Gouveia)

“Sustentabilidade em territórios de Montanha – Os desafios que se colocam à Serra da Estrela” é o tema em debate nestas Conferências da Estrela.

A 7.ª Conferência da Estrela, subordinada ao tema “Sustentabilidade em territórios de Montanha – Os desafios que se colocam à Serra da Estrela”, realiza-se amanhã, dia 7 de setembro, na Senhora da Assedasse, em Casais de Folgosinho, pelas 19 horas.

As Conferências, dinamizadas pela Associação Geopark Estrela em colaboração com os 9 municípios que integram a candidatura a Geopark Mundial da UNESCO, têm como objetivo “olhar” e analisar esta geografia no sentido de identificar problemas e apontar soluções para as reais necessidades da comunidade residente, refere uma nota informativa da organização. 

“Sustentabilidade em territórios de Montanha – Os desafios que se colocam à Serra da Estrela” será o tema em debate e, segundo a organização, será mais uma oportunidade para debater ideias e de aproximar as Comunidades, desenvolvendo o espírito crítico, a cidadania ativa e o sentido de pertença. Em torno desta temática, serão abordados os vários Objetivos da Agenda 2030 e exemplos práticos do que tem sido desenvolvido em territórios UNESCO.

O evento constituirá também um momento de celebração da aprovação da candidatura da Estrela como Geopark Mundial da UNESCO, pelo Conselho de Mundial de Geoparks, contando com a presença dos diversos Municípios que compõem este Geopark.

 

Aspiring Geopark Estrela tem por missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Geopark Estrela, que inclui os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia, bem como apostar na melhoria da qualidade de vida das populações dando amplo relevo à educação, ao desporto, às artes, à cultura e ao turismo, promovendo a competitividade territorial do destino Serra da Estrela.




Conteúdo Recomendado