Comissão Florestal do NERGA

Carta Aberta  Termina nesta semana mais um ano de trabalho em prol do sector florestal na região da Guarda, pois convencionou-se que apesar do que o calendário diz é nesta altura que se fazem os balanços técnicos do que correu bem e o que de menos bem correu. É também nesta altura que se afinam […]

Carta Aberta 

Termina nesta semana mais um ano de trabalho em prol do sector florestal na região da Guarda, pois convencionou-se que apesar do que o calendário diz é nesta altura que se fazem os balanços técnicos do que correu bem e o que de menos bem correu.

É também nesta altura que se afinam as estratégias para um novo período de trabalho a começar lá para Setembro.

Hoje a Comissão Florestal do NERGA faz um balanço daquilo que foi um ano difícil para todos mas também o ano em que finalmente a Comissão demonstrou a todos, incluindo aos sépticos, que tem um espaço conquistado e uma função a desempenhar no panorama florestal da região.

Numa altura em que tudo parece estar parado, são os programas de apoio comunitário que não temos operacionais, são as ferramentas de apoio à gestão que tardaram a aparecer, são as incertezas quanto aos futuro do sector e em especial das organizações de produtores florestais, as dificuldades dos mercados dos produtos florestais tradicionais: madeira, pasta e cortiça, temos que realmente unir esforços para encontrar soluções para sair deste buraco.

Neste ano, a Comissão assumiu como seu objectivo principal, procurando renascer do período de letargia em que estava, assumindo de forma clara e inequívoca os objectivos pela qual foi criada no passado, desenvolvendo o seu papel no sector numa óptica de futuro.

No sentido de devolver a Comissão aos seus sócios, e demonstrando a nossa força e o nosso espaço, tentámos por diversas vezes fazer ver à tutela que a nossa vontade é mais forte que muitas mentes pensantes que não compreendem a ideia vanguardista de um Núcleo Empresarial apoiar também o sector primário.

Estamos a remar contra uma maré do preconceito e da tacanhez, estamos cá para trabalhar para os nossos associados e não para criar guerras, guerrilhas ou novelas, queremos acima de tudo demonstrar que a floresta é importante na nossa região.

Durante este ano procurámos desenvolver os nossos esforços numa óptica de aproximação às associadas através da realização dos “Encontros técnicos” que procuraram dar a conhecer aos técnicos novos modelos de trabalho, outras soluções para a floresta e modos de trabalho.

Procurámos em trazer para a nossa região eventos e actividades no sentido de colocar a Guarda no mapa e na agenda dos florestais e do sector florestal como sejam as Exposições sobre a floresta, as actividades pedagógicas.

No futuro pensamos que os encontros de reciclagem e formação dos nossos técnicos, as actividades que promovam o sector florestal incluindo as desenvolvidas no mundo virtual da net, a formação e a criação de parcerias fortes com agentes e entidades do sector e não só serão sem dúvidas as pedras basilares de uma actividade associativa que por vezes é tão ingrata.

Estamos disponíveis para a floresta e para os florestais…

O presidente da Comissão

Eng.º Hugo Jóia


Conteúdo Recomendado