Comemorações do V Centenário do Foral de Mêda decorrem hoje

A Câmara Municipal de Mêda comemora hoje, a partir das 14h30, os 500 anos da atribuição de foral por Dom Manuel I.

A autarquia de Mêda, no distrito da Guarda, refere em comunicado que, “tendo consciência da importância do conhecimento e valorização do património e consequentemente da memória coletiva”, decidiu levar a cabo um programa alargado de comemorações dos 500 anos do foral.

O programa inclui um conjunto de iniciativas que, para além de comemorarem a produção e atribuição do referido documento, pretendem evocar um período da História de Portugal e, em particular, daquele território: o século XVI.

No âmbito das comemorações, a autarquia tenciona desenvolver várias iniciativas até junho de 2020, “dirigidas a públicos diferenciados, seja de âmbito pedagógico, para a comunidade escolar, seja para o público em geral”.

“Exposições, visitas guiadas, encenações, debates, colóquios e ‘workshops’, são algumas das atividades que se irão realizar ao longo do período de comemoração, tendo sempre por base as várias vertentes da vida quotidiana do século XVI: política, sociedade, gastronomia, arte, cultura, entre outros”, anuncia o município presidido por Anselmo Sousa.

As comemorações iniciam pelas 14h30, com uma sessão solene evocativa da data, a ter lugar na Casa Municipal da Cultura, seguida da abertura de uma exposição dedicada ao foral de Mêda, no Arquivo Municipal. Pelas 21 horas, haverá um espetáculo de animação musical na Praça 12 de Novembro, em frente ao Tribunal.

O município lembra que “decorria o ano de 1519 quando, a 01 de junho, Dom Manuel I concedeu o documento que, embora não decretasse a fundação do concelho, pelo menos veio legitimar a realidade concelhia da antiga vila e concelho de Mêda, comenda da Ordem de Cristo”.

 

Programa das Comemorações do V Centenário do Foral de Mêda

Sábado – 01 de junho

14:30h – Cerimónia solene (Casa Municipal da Cultura)
18:00h – Inauguração da exposição V Centenário do Foral de Mêda: 1519-2019 (Arquivo Municipal)
21:00h – Espetáculo de animação musical (Praça 12 de Novembro – frente ao Tribunal)


Conteúdo Recomendado