CISE promove percursos pedestres no período da Páscoa

Os itinerários propostos são de pequena rota, realizam-se às quartas-feiras, com início às 9 horas, e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da Serra da Estrela.

Aproveitando o período da Páscoa e a afluência de turistas à região, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) promove dois percursos pedestres dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, utilizando a rede de Caminhos de Montanha das Aldeias de Montanha que, recorde-se, é composta por 14 rotas com mais de 100 km de extensão.

A primeira sugestão recai sobre a rota das Canadas e realiza-se já esta quarta-feira (28 de março) na cabeceira do vale de Alvoco da Serra. A rota desenvolve-se a montante de Alvoco da Serra, entre matos e afloramentos graníticos enquadrados pelos cimos da Torre. Neste anfiteatro natural, atravessado por uma rede densa de canadas, confluem diversas ribeiras, que contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas da aldeia.

No dia 4 de abril, o CISE dá a conhecer a rota da Caniça, um percurso no vale da ribeira da Caniça, na Lapa dos Dinheiros.
Com cerca de 7km de extensão, este caminho de montanha regista uma paisagem montanhosa dominada por soutos, pinhais, lameiros, matos e afloramentos rochosos. Neste percurso merece especial destaque o souto da Lapa, um bosque de castanheiros centenários, que suporta uma elevada diversidade de espécies de fauna e de flora. Na ribeira e sua envolvente, justificam uma referência particular as quedas da Caniça, os Cornos do Diabo e o buraco do Sumo, setor onde o curso de água corre subterraneamente.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição on-line (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou através do correio eletrónico cise@cise.pt.

A participação na atividade está limitada a 13 participantes, realizando-se com um mínimo de 6, e tem um custo associado de 10€ (inclui transporte e seguro).


Conteúdo Recomendado