Cinco mil hectares de olival biológico até 2013

Projecto abrange 24 concelhos da Beira Interior Um projecto de agricultura biológica, que prevê a conversão e instalação de cinco mil hectares de olival em 24 concelhos da Beira Interior até 2013, foi aceite pelo gestor do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural. Segundo José Assunção, presidente da Associação de Agricultores para a Produção Integrada […]

Projecto abrange 24 concelhos da Beira Interior

Um projecto de agricultura biológica, que prevê a conversão e instalação de cinco mil hectares de olival em 24 concelhos da Beira Interior até 2013, foi aceite pelo gestor do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.

Segundo José Assunção, presidente da Associação de Agricultores para a Produção Integrada de Frutos de Montanha (AAPIM), sedeada na Guarda, “foi aceite o projecto e pedido à Associação o plano de acção para se começar a implementar o projecto no terreno”. Um documento que foi entregue de imediato.

O plano integrado para o olival na Beira Interior, elaborado pela Espaço Visual, empresa de consultadoria e elaboração de projectos agrícolas, para a AAPIM, prevê a plantação de 2500 hectares de novas plantações e de outros tantos de olival tradicional, que serão convertidos no modo de produção biológica em 24 concelhos da região. “Trata-se do maior projecto de agricultura biológica no País”, disse o responsável, embora na versão inicial estivesse previsto o dobro da área.

Em declarações à Lusa, José Assunção salientou que “é um projecto sustentável e estruturante para a região e para o País”, elaborado com o objectivo de tornar o olival da região da Beira Interior “profissional e competitivo”.

Projecto ajustado ao período 2010-2013

Na versão inicial estava previsto um investimento de 126 milhões de euros, a criação de cerca de 2500 novos postos de trabalho e um volume de negócios anual de 46,8 milhões de euros, mas José Martino, engenheiro agrónomo responsável pela empresa Espaço Visual, que elaborou o estudo, adiantou que os valores foram reduzidos “para metade”. Salientou que, inicialmente, foi elaborado um “projecto estruturante” para aprovação pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para o período de 2007-2013, mas teve que ser “ajustado” ao PRODER e ao período de 2010-2013.

Os “problemas no ajustamento” reduziram a área de intervenção e o investimento, mas o responsável afirma que, para garantir a sua execução, será implementada uma estratégia, “que passará por mostrar, junto dos agricultores e potenciais investidores na fileira, as mais-valias financeiras, ambientais e de mercado, do azeite biológico das variedades tradicionais da DOP (Denominação de Origem Protegida) da Beira Interior”.

Instalação de lagares

Na vertente agro-industrial, a empresa Espaço Visual sugere a instalação de mais três unidades de transformação de azeite em modo de produção biológica. “Será candidatado um lagar em 2010 para laborar em 2011 e serão candidatados mais dois lagares em 2013 para laborarem entre 2013 a 2015”, adiantou o responsável.

A Beira Interior é actualmente a terceira maior região do País produtora de azeite, com uma área de olival de 52.643 hectares e 27.679 explorações.


Conteúdo Recomendado