No final da reunião daquele órgão, formado pelos presidentes de Câmara dos 15 concelhos que integram a CIM, Vítor Pereira explicou aos jornalistas que houve «uma série de assuntos que era urgente decidir e relegámos para último ponto da ordem de trabalhos, não obstante ela figurar no topo, a questão dos secretários intermunicipais». O presidente da CIM não escondeu que «o tema foi abordado, mas não foi aprofundado», tendo acrescentado que não chegaram a ser propostos nomes. «Estivemos muito preocupados com outras questões e deliberámos que este assunto seria remetido para a próxima reunião», declarou o autarca, mostrando-se confiante de que será possível chegar a um consenso. «É sempre importante que os órgãos funcionem normal e regularmente e é nosso desejo que eles estejam a funcionar. Estamos a trabalhar numa nova lista para submeter à Assembleia Intermunicipal, mas dada a correlação de forças que é notória, temos de tratar o assunto com “pinças”, com diplomacia e correção e é isso que está a ser feito», considerou Vítor Pereira.
A próxima reunião do Conselho Intermunicipal ainda não tem data agendada, até porque «alguns colegas tiveram que se ausentar» antes do final dos trabalhos «porque tinham compromissos nos seus municípios» e «essa também foi uma das razões porque não pudemos continuar esta reunião», revelou o presidente da CIM. Questionado sobre a morosidade do processo, o também edil da Covilhã reconheceu que «o secretariado é sempre importante», mas «a verdade é que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal já foi elaborado e já deu entrada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pelo que a CIM está a trabalhar regularmente». Já quando começar a fase da contratualização será «muito mais importante e será necessário um trabalho muito mais intenso e aprofundado dos secretários intermunicipais». Na reunião de terça-feira foram tratados assuntos relacionados com o Plano Estratégico, que necessita «de alguns acertos e de limar arestas». Vítor Pereira não quis revelar pormenores do documento porque «estão a ser discutidos e, às vezes, o pior contributo que se dá para a solução dos problemas é publicitá-los».
Em março, a Assembleia Intermunicipal votou contra a proposta de nomeação de António Ruas, ex-presidente da Câmara de Pinhel eleito pelo PSD, e de José Gomes, antigo vereador do PSD na Câmara da Guarda, para os lugares de primeiro e segundo secretários executivos da CIM das Beiras e Serra da Estrela.