Evento Terminado em 2021-11-21 00:00:00

Cidade de Pinhel recebe evento Beira Interior - Vinhos & Sabores em novembro

Início: 2021-11-19 00:00:00
Fim: 2021-11-21 00:00:00
Local do Evento: Centro Logístico de Pinhel
Entidade Promotora: Município de Pinhel
Mais Informações: https://www.cm-pinhel.pt/

A cidade de Pinhel vai receber, de 19 a 21 de novembro, a 6.ª edição do certame Beira Interior – Vinhos & Sabores, que pretende divulgar os vinhos e a gastronomia da região.

O evento, organizado pelo município de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que tem sede na cidade da Guarda, regressa este ano depois de uma pausa forçada, em 2020, devido à pandemia.

Segundo as entidades promotoras, que apresentaram o programa do evento na Aldeia Histórica de Marialva, no concelho de Mêda, distrito da Guarda, o certame também integra a iniciativa “País das Maravilhas”, promovida em parceria com o projeto “7 Maravilhas de Portugal”.

O Beira Interior – Vinhos & Sabores vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel e, a par do Salão de Vinhos e Sabores, haverá provas comentadas de vinhos, degustações de produtos locais, ‘showcookings’, um seminário, uma área de restauração e animação musical.

O certame contará com a participação de cerca de 30 produtores de vinhos e, no setor dos sabores (enchidos, queijo, mel, frutos secos, doces e compotas, doçaria tradicional, entre outros), com “uma representação de todos os 20 municípios que compõem a CVRBI”, segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós.

O presidente do município de Pinhel, Rui Ventura, disse na conferência de imprensa que a iniciativa também inclui o concurso de vinhos “Escolha da Imprensa” e a entrega de prémios do XVI Concurso Internacional de Vinhos VinDouro – VinDuero.

Estão também programadas duas atividades paralelas: o 5.º Raid TT Vinhos da Beira Interior (promovido pelo Clube Escape Livre, de 20 a 21 de novembro, com cerca de 100 participantes) e a Maratona BTT 2021 – Pinhel Cidade do Vinho 2020-2022 (uma iniciativa do município de Pinhel, a realizar no 21 de novembro, com mais de 200 participantes).

“Neste fim de semana vai acontecer muita coisa no nosso concelho, que mais uma vez vai contribuir para toda a região”, disse o autarca de Pinhel.

Rui Ventura vaticina que o Beira Interior – Vinhos & Sabores “vai marcar” o final de ano na região.

Ainda de acordo com o autarca, o concelho de Pinhel é o maior produtor de vinho da área da CVRBI, lembrando que este ano, só a Adega Cooperativa local recebeu “mais de 18,5 milhões de quilos de uvas”.

A CVRBI tem sede na cidade da Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios, onde se contabilizam cerca de cinco mil viticultores.

Na área da CVRBI, com perto de 16 mil hectares de vinhas e uma grande variedade de castas (destacando-se as brancas Síria, Arinto e Fonte Cal e as tintas Tinta Roriz, Rufete, Touriga Nacional, Trincadeira e Jaen), existem cerca de 60 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.


Conteúdo Recomendado