Cidade da Guarda aumenta meios para fazer frente à queda de neve

http://www.bps.pt/geral/serra-da-estrela-reclama-mais-meios-de-limpeza-de-neve-e-acessibilidades/

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou hoje que foram aumentados neste inverno os meios materiais e humanos para responder às situações relacionadas com a queda de neve na cidade mais alta do país.

Segundo o autarca, que hoje presidiu à cerimónia de apresentação do Plano Operacional Municipal para Episódios de Neve no Concelho da Guarda, o novo dispositivo regista um aumento significativo em relação ao inverno passado, contemplando 191 elementos operacionais (no anterior eram 143) e 85 meios materiais (o anterior envolvia 49 veículos) de diversas instituições e entidades locais.

“O que nós dizemos é que este reforço de meios humanos, este reforço de equipamentos, que de facto é significativo, dá substância a essa ideia que nós vimos trabalhando: nós não queremos a cidade da Guarda uma cidade bloqueada, nós queremos demonstrar que somos uma cidade preparada”, afirmou Álvaro Amaro aos jornalistas no final da sessão realizada na sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho.

O autarca assegurou que a Guarda está preparada para “minimizar” os desafios que a natureza coloca, “para bem das populações, para bem da economia local”.

“É esse o nosso objetivo e, por isso, acho que em 2016 podemos dizer ainda com mais força que somos uma cidade preparada e rejeitamos liminarmente essa ideia de que é uma cidade bloqueada quando caem os primeiros farrapos de neve. E quando digo nós na Guarda, digo nós na Serra da Estrela”, acrescentou.

O autarca indicou ainda que o plano, liderado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, articulará todos os meios e entidades envolvidos.

“Hoje ficou aqui uma nota que é muito importante: que mal se ative o plano, todas as instituições devem ter conhecimento, para que elas próprias também reajam à ativação desse plano. Porque, na verdade, o que se trata aqui é de tornarmos bem oleados os circuitos de comunicação”, afirmou.

Álvaro Amaro explicou ainda que, em dias de neve, a principal prioridade será garantir o acesso rodoviário entre as duas autoestradas da região (A23 – Guarda/Torres Novas e A25 – Aveiro/Vilar Formoso) e o Hospital Sousa Martins, através da VICEG – Via de Cintura Externa da Guarda.

O dispositivo hoje apresentado inclui a Câmara Municipal da Guarda, o Comando Distrital de Operações de Socorro, a Infraestruturas de Portugal, os Bombeiros Voluntários de Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, a PSP, a GNR, a Unidade Local de Saúde, as concessionárias das autoestradas e várias Juntas de Freguesias, entre outras entidades.


Conteúdo Recomendado