Ciclo 12 em Rede - Aldeias em Festa recorda Roda dos Expostos em Almeida

Hoje, dia 3 de outubro, na Aldeia Histórica de Almeida, o tema da festa será a “Roda dos Eispostos” (expostos).

Instituída em Almeida no ano de 1843, a roda dos expostos (ou dos “enjeitados”) consistia num mecanismo utilizado para abandonar (na linguagem da época, expôr, ou “enjeitar”) recém-nascidos, que ficavam ao cuidado das instituições de caridade. O mecanismo, em forma de tambor ou portinhola giratória, embutido numa parede, era construído de tal forma que quem deixava a criança não era visto por aquele que a recebia. Este modelo existiu por toda a europa, a partir do século XVI.

A partir do tema e a época em que se contextualiza, o evento do Ciclo “12 em Rede” na Aldeia Histórica de Almeida promove visitas guiadas encenadas e comentadas por investigadores da temática, momentos musicais e gastronómicos alusivos à altura.

O chef Álvaro Costa será o anfitrião de um momento de prova de produtos endógenos, showcooking e jantar, e no final da noite, a Orquestra Sem Fronteiras, dirigida pelo maestro João Gaspar, apresenta o concerto “Do convento ao Quartel”, com comentários de Maestro Vitorino de Almeida e participação do Coro Etnográfico de Almeida.

No que se refere à festa na Aldeia Histórica de Almeida, o contacto indicado para efeitos de reserva é o Posto de Turismo de Almeida, através do número de telefone 271 570 020 ou e-mail turismo.almeida@cm-almeida.pt.


Conteúdo Recomendado