Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” em Trancoso e Marialva

Está a chegar um fim de semana que promete animação nas vizinhas Aldeias Históricas de Trancoso e Marialva.

Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, as Aldeias Históricas de Trancoso e Marialva recebem o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, este ano adaptado ao contexto de pandemia – com participação limitada e transmissão via streaming. Duas festas, que vão trazer mais vida e animação às duas localidades, oferecendo a habitantes e visitantes um fim de semana diferente.

Cerca de 20 minutos de carro separam as Aldeias Históricas de Trancoso e Marialva. Basta um fim de semana para conhecer estes lugares, no interior da região Centro de Portugal. Por isso, nada melhor que aproveitar as festas do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” em Trancoso e Marialva, que este ano se realizam no fim de semana de 25 e 26 de setembro, para descobrir estas Aldeias Históricas, em clima de festa e animação.

O Ciclo “12 em Rede” chega à Aldeia Histórica de Trancoso na sexta-feira, dia 25 de setembro. Com o mote “Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros”, apresenta um programa baseado na figura do mítico sapateiro, poeta e profeta. Bandarra deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais fala do futuro de um povo que se há-de cumprir, e sobre quem Fernando Pessoa disse que “o coração não foi português, mas Portugal”.

Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da História e do imaginário desta Aldeia Histórica, que o celebra com carinho, lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e das tradições de Trancoso.

O Ciclo “12 em Rede” em Trancoso vai animar aquela Aldeia Histórica com atividades como urban scketch, degustações de pratos regionais, showcooking, uma visita guiada encenada e três performances imperdíveis, que juntam vários nomes do panorama artístico nacional.

No dia seguinte, sábado 26 de setembro e a apenas pouco mais de 20 quilómetros de Trancoso, o Ciclo “12 em Rede” visita a Aldeia Histórica de Marialva, celebrando “As Mulheres de Marialva”. A festa vai dar destaque ao papel que as mulheres da aldeia tiveram na sua herança patrimonial e cultural, com gastronomia, visitas guiadas encenadas e uma caminhada, terminando com um concerto de um dos grandes mestres da guitarra portuguesa, António Chainho, com uma grande mulher do fado, Kátia Guerreiro.

Devido à pandemia, a participação nos eventos será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas as festas poderão ser sentidas e vividas em todo o mundo, via streaming, nas redes sociais.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade dos eventos ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Trancoso é necessário contactar o Posto de Turismo de Trancoso, através do número 271 811 147 ou do e-mail turismo@cm-trancoso.pt. Para reservar a sua presença na festa da Aldeia Histórica de Marialva deve contactar o Posto de Turismo de Marialva, junto do número 279 859 288 ou do e-mail turismomarialva@cm-meda.pt .

Os eventos são promovidos pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Trancoso e Município de Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa em Trancoso [25 de setembro]

10h30 – Início dos trabalhos de URBAN SCKETCH
12h30 – Entrega dos trabalhos para Impressão em A2.
15h00 – Intervenção plástica nas montras/vitrines com as impressões dos artistas plásticos (exposição)
18h30 – Performances #1 #2 e #3 no Palácio Ducal, Casa do Bandarra e Castelo de Trancoso (performances de 15 minutos /limitadas 25 pessoas) – presencial e livestreaming
20h30 – Degustação nos restaurantes aderentes / streaming de showcooking
22h30 – Visita Guiada encenada “Bandarras” (3 visitas máximo 25 pessoas por visita, início as 22h30-22h50 e 23h10

Para se inscrever para o programa do Evento na Aldeia Histórica de Trancoso é necessário contactar o Posto de Turismo de Trancoso, através do número 271 811 147 ou do e-mail turismo@cm-trancoso.pt.

Programa do evento em Marialva [26 de setembro]


9h00 – Caminhada PR2 Aldeias Históricas de Portugal: Longroiva-Marialva (12km) – 60 pessoas
12h30 – Petisco típico das vindimas (degustação) a ter lugar nas vinhas/adegas (coordenadas GPS a divulgar) – 60 pessoas
13h00 – Caminhada PR1 Aldeia Históricas de Portugal – Marialva (circular 3km) – 60 pessoas
16h00 – visita guiada MARIALVA#1 – 30 pessoas
17h15 – visita guiada MARIALVA#2 – 30 pessoas
18h45- sunset@camionete + Música ao pôr do sol – 60 pessoas
20h00 – showcooking/jantar com chef Álvaro Costa e agentes locais – Casa da Judia – 120 pessoas
21h30 – Concerto “Mestre António Chainho convida Kátia Guerreiro” – Interior do castelo – 120 pessoas (streaming)

Para reservar a sua presença no Evento da Aldeia Histórica de Marialva deve contactar o Posto de Turismo de Marialva, junto do número 279 859 288 ou do e-mail turismomarialva@cm-meda.pt .


Conteúdo Recomendado