Chuva e descida da temperatura no fim de semana

Esta sexta-feira fica também marcada por uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul.

No calendário, o outono chega na próxima segunda-feira, dia 23. Mas, ao olhar pela janela esta sexta-feira (e sábado só piora) parece que o verão já fez as malas, uns dias antes do combinado (não é garantido que não volte fora de época, claro).

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até final da manhã e para o final do dia e períodos de chuva, em geral fraca, em especial no litoral Centro e Sul até meio da tarde.

Os meteorologistas frisam também a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do Interior. A par disso, esta sexta-feira fica também marcada por uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul.

Beja, Vila Real e Bragança são os distritos que mais vão aquecer esta sexta-feira, não indo além dos 27ºC. No resto do território continental, as temperaturas máximas vão variar entre os 20ºC no Porto, os 23ºC em Lisboa e os 25ºC em Faro.

O cenário não melhorará no fim de semana, estando previstos para sábado períodos de chuva, por vezes forte no Norte e Centro, vento forte no litoral e terras altas, e novamente descida da temperatura máxima. Neste dia, Santarém será o distrito com a temperatura máxima mais alta, com 26ºC, e Guarda, com 18ºC, o distrito com a temperatura máxima mais baixa. Lisboa e Porto podem contar com 21ºC e 20ºC de máxima, respetivamente.

No domingo, a previsão aponta para céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde e aguaceiros a Norte, diminuindo a intensidade e a frequência a partir da tarde.

Na Madeira, o IPMA prevê ocorrência de aguaceiros no Porto Santo, onde a máxima chegará aos 26ºC. A chuva estende-se à Madeira no sábado, onde os termómetros chegam aos 27ºC.

Quem também não escapa à chuva é o arquipélago dos Açores. As temperaturas máximas previstas rondam os 25ºC, em Ponta Delgada, em Santa Cruz das Flores e na Horta, e os 24ºC em Angra do Heroísmo. Amanhã, sábado, as temperaturas mantém-se, mas a chuva desaparece em todos os grupos, regressando no domingo.


Conteúdo Recomendado