Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância assinalado de forma simbólica

No terceiro fim de semana do mês de setembro, Alpedrinha recebe, todos os anos, o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, que em 2020 será assinalado de forma simbólica.

No dia 19 de setembro, sábado, no Terreiro de Santo António, em Alpedrinha, irão realizar-se a 5ª Exposição Canina Especializada de Cães de Condução, às 11h00, e a 9ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos, às 17h00. Estas exposições decorrem sob a égide Clube Português de Canicultura, numa organização que envolve o Município do Fundão e a Junta de Freguesia de Alpedrinha.

As exposições caninas serão exclusivas para participantes, sendo possível acompanhar online na página de Facebook do Município do Fundão.

No dia 20 de setembro, irá realizar-se a Travessia do Rebanho entre o Fundão e Alpedrinha, mas, devido à pandemia, não será realizado o passeio pedestre. Este ano o rebanho e os pastores irão fazer o percurso pela serra da Gardunha sozinhos sem a participação dos caminheiros que todos os anos fazem esta viagem.

A transumância, tema que ilustra o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.



Conteúdo Recomendado