Centro Histórico do Sabugal acolhe evento de arte e cultura

O centro histórico da cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, recebe entre sexta-feira e domingo um evento que revive memórias do contrabando e da emigração, anunciou hoje o município.

O evento “Sabugal Surpreenda os Sentidos” é promovido pela Câmara Municipal com o objetivo de atrair visitantes para o concelho localizado junto da fronteira com Espanha.

Segundo a autarquia, a iniciativa vai decorrer em particular nos largos do Castelo e de Alcanizes.

Durante três dias haverá concertos, animação musical, venda de produtos, gastronomia, artes circenses, dramatização e animação infantil, entre outras iniciativas.

O vereador da Câmara Municipal do Sabugal com o pelouro da Cultura, Amadeu Neves, disse hoje à agência Lusa que a iniciativa anual costuma atrair muitos visitantes da região e também de Espanha.

“Tanto no ‘Supreenda os Sentidos’ como na feira medieval, temos muitos espanhóis. Este ano, como é um cartaz um bocadinho mais atrativo, esperamos que venha mais gente”, disse o autarca, indicando que os eventos realizados nos anos anteriores foram visitados, nos três dias, por “seis a sete mil pessoas”.

“É um fim de semana em que o Sabugal ganha vida pelas recriações”, disse Amadeu Neves, lembrando que alguns residentes e emigrantes do concelho “sentiram na pele” as temáticas que vão ser abordadas.

O evento “Sabugal Surpreenda os Sentidos” é realizado anualmente no centro histórico e pretende fazer homenagem à “terra de fronteira, à riqueza das memórias contidas e sedimentadas nas raízes da população atual e às soluções ardilosas de subsistência, como o contrabando e as relações com o país de fronteira, Espanha”, lembrando a autarquia que se trata de “uma terra de emigração profunda”.

A edição deste ano propõe uma nova visão – está prevista uma incursão às temáticas referidas, “de uma perspetiva contemporânea”, ou seja, “olhar o passado a partir do presente”.

“O evento promove a aproximação dos visitantes a várias formas de arte e cultura de modo a despertar os sentidos”, acrescenta a informação disponibilizada.

Com a iniciativa o município pretende “dinamizar todas as atividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais”.

Os destaques do programa vão para os concertos de Gisela João (sexta-feira, 22 horas), Deixem o Pimba em Paz, com Bruno Nogueira & Manuela Azevedo (sábado, 22 horas) e One Herman Show, com Herman José (domingo, 22 horas).

Estão também programados os espetáculos teatrais “Viagens de ida e volta”, pelo Chapitô (sexta-feira e domingo, às 23h30), e “Trocas na Praça”, pelo grupo Anel de Pedra (sábado e domingo, às 19h30).

 


Conteúdo Recomendado