Centro de Interpretação da Serra da Estrela já recebeu 68 mil visitantes

Seia O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela criado no ano de 2000 pela Câmara Municipal de Seia, e que desde Março de 2007 ocupa um novo edifício localizado na Quinta do Carvalhal, já recebeu cerca de 68 mil visitantes. Aquele edifício “apresenta um conjunto de espaços e equipamentos multivalentes que o […]

Seia

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela criado no ano de 2000 pela Câmara Municipal de Seia, e que desde Março de 2007 ocupa um novo edifício localizado na Quinta do Carvalhal, já recebeu cerca de 68 mil visitantes. Aquele edifício “apresenta um conjunto de espaços e equipamentos multivalentes que o convertem num local modelar para o desenvolvimento de actividades de educação e divulgação ambiental, promoção turística e investigação e um ponto privilegiado para partir à descoberta da Serra da Estrela”.

De acordo com a sua Coordenadora, Ana Fonseca, o CISE tem tido uma grande aceitação por parte dos turistas que passam pela região e de alunos de escolas de todo o país, adiantando que desde que está instalado no actual edifício já recebeu cerca de 68 mil pessoas nas diferentes actividades “desde as exposições temporária e permanente, saídas de campo para plantações ou reflorestação, cursos temáticos de natureza para observação de aves ou de cogumelos, seminários, congressos, etc.”.

A responsável considera que o número de utilizadores “é bastante bom”, destacando que o CISE é visitado em maior número pelos alunos das escolas e por turistas que ali encontram “uma maneira diferente de conhecer a Serra da Estrela”.

O CISE possui uma exposição permanente, que utiliza as novas tecnologias, com áreas dedicadas ao Planeta Terra, à Região Centro de Portugal e à Serra da Estrela, sendo que, em relação à Serra da Estrela, a responsável explicou que a mostra dá “uma ideia geral do que é a Serra, os seus valores naturais e biofísicos”.

O equipamento também promove exposições temporárias sobre aspectos naturais da região, tem um banco de sementes, um centro de documentação, laboratórios de geologia e arqueologia, de fauna e flora, entre outras áreas, e desenvolve programas de educação ambiental e de investigação científica.

Os visitantes do CISE consideram tratar-se de um espaço importante para um melhor conhecimento da Serra da Estrela, pois como referiu João Morgado, residente em Lisboa, a exposição permanente “está muito bem construída” e “tem vários aspectos multifuncionais e tecnológicos bastante avançados”. João Morgado também disse que quem visitar o espaço ficará a compreender melhor “todo este complexo de cadeia montanhosa que é a Serra da Estrela”.


Conteúdo Recomendado