Centro de Competências em Cloud Computing da UBI e PT oficializado

O protocolo que dá origem ao projeto é assinado segunda-feira, dia 9, com a presença de dois ministros e o presidente da PT.

Dois meses depois do anúncio, a criação do Centro de Competências em Cloud Computing na Covilhã, através de uma parceria estabelecida entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Portugal Telecom (PT), vai passar para o papel. O protocolo que dará origem à estrutura que conta com apoio do Governo é assinado segunda-feira, dia 9, no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, com a presença de dois elementos do executivo liderado por Pedro Passos Coelho, e Zeinal Bava, presidente da PT.

Caberá a António Fidalgo, reitor da UBI, a intervenção de abertura de uma cerimónia onde vão ainda falar o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e Zeinal Bava.

Anúncio no início de abril

Foi Poiares Maduro que anunciou a criação deste Centro de Competências, a 2 de abril. Numa conferência organizada pelo BES e jornal Expresso, na aldeia de Esperança, concelho de Arronches, o responsável referiu-se ao projeto como um exemplo do que pode ser feito para desenvolver o Interior do País, com a colaboração das instituições de Ensino Superior aí localizadas.

Numa mensagem enviada à Academia, António Fidalgo destacou as vantagens do projeto. “Esta cooperação potenciará o desenvolvimento do tecido económico e social da região, permitindo identificar oportunidades científicas e tecnológicas que possam atrair empresas, gerar emprego e criar mecanismos de aproximação às universidades e instituições de I&D”, escreveu o reitor da UBI, acrescentando que se trata de uma “momento da maior importância para a Universidade”. Isto porque “assinala o início de uma parceria em grande escala de cooperação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área dos sistemas e tecnologias de informação aplicados ao setor do cloud computing e da saúde, fomentada pelas diversas unidades de investigação da UBI em áreas pioneiras e pela instalação do Data Center da PT”.

De resto, a proximidade da UBI com o Data Center da PT instalado na Covilhã a par da existência da Faculdade de Ciências da Saúde permitiu pensar numa estrutura que explore a “relação da engenharia com as tecnologias de informação e comunicação, mas também na área da saúde na relação com as novas tecnologias”, justificou o ministro, em abril.

O projeto surge no âmbito da estratégia de criar uma nova linha de atuação para as universidades mais afastadas do Litoral. O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional defendeu que as instituições do Interior do País se devem “especializar numa área”, em lugar de tentarem “dar resposta a todas, como acontece com as grandes instituições de Lisboa ou Porto”. Como exemplo desta estratégia está o apoio que o executivo governamental pretende dar também à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na criação de um centro de excelência na área da enologia.

O aproveitamento do Data Center da PT, no caso da Covilhã, contribuiu para seguir a opção tecnológica. “É uma estrutura única em Portugal. Não vai haver um segundo”, sublinhou, na altura, António Fidalgo. O reitor da UBI lembrou que “há muitas competências a desenvolver e o propósito da Universidade é justamente criar um centro de excelência na área da computação em nuvem”. Já a inclusão da saúde no projeto “abre uma perspectiva excelente para o futuro de uma estrutura como é o Ubimedical”.


Conteúdo Recomendado