Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho entrou na fase final de construção

O Centro de Alto Rendimento de Remo (CARR) do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, entrou na etapa final de construção, tendo sido aberto o concurso público para a conclusão do equipamento desportivo.

Está última fase de construção tem um valor base de um milhão e 50 mil euros, informou hoje o autarca de Foz Côa, Gustavo Duarte, para quem o CAR será o investimento mais “importante” dos últimos anos no concelho de Vila Nova de Foz Côa, apenas superado pelo Museu do Côa.

Gustavo Duarte explicou que o novo equipamento desportivo e de lazer terá um custo global de oito milhões de euros, fincando situado junto ao rio Douro, nas proximidades da localidade de Pocinho.

“Com conclusão desta fase, acredito que em março de 2014, o equipamento esteja pronto a ser inaugurado. Depositamos muitas expetativas nesta nova infraestrutura. Tudo porque há muitos atletas e seleções de todo mundo que mostram interesse em treinar neste novo centro de remo”, disse Gustavo Duarte à agência Lusa.

“Houve várias seleções europeias que vieram estagiar para o Pocinho e consideram o local como um dos melhores do mundo para a prática do remo”, assegurou o autarca.

Acrescentou que o espelho de água, o clima e a paisagem “são alguns dos atributos destacados pelos orientadores técnicos das equipas e seleções de remo que por ali passam, condimentos para que o CAR seja um sucesso a nível europeu”.

Esta nova fase de obra inclui a construção de uma piscina coberta, um ginásio e uma área da animação.

O equipamento terá capacidade para albergar cerca de duas centenas de atletas num complexo desportivo que vai dispor de piscinas cobertas, ginásios, área social e os meios “mais modernos” colocados ao dispor dos atletas de alta competição.

O CARR vai desenvolver-se como as vinhas do Douro, ou seja, em patamares ao logo do rio, segundo um projeto que, afiançou o autarca, “tem sido abordado por várias publicações ligadas ao ramo da arquitetura”.

“Ao desenvolver-se um complexo desportivo desta dimensão, todos os concelhos vizinhos vão beneficiar e mesmo tempo ser a âncora do desenvolvimento do turístico no Douro Superior”, concluiu o autarca.

O equipamento conta com comparticipações de fundos provenientes de fundos comunitários através do Quadro de Referência Estratégico Nacional.


Conteúdo Recomendado