Celorico da Beira promove feira para dar “visibilidade” ao queijo Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou que vai realizar, de 13 a 21 deste mês, mais uma edição da feira do queijo Serra da Estrela, para “dar visibilidade” àquele produto tradicional.

Segundo o presidente da autarquia, José Monteiro, o concelho de Celorico da Beira, que possui o epíteto de “Capital do Queijo Serra da Estrela”, tem atualmente mais de 60 produtores daquele produto que tem uma grande importância para a economia do município.

“É um setor que emprega muita gente, na ordem das 400 pessoas, o que equivale à presença de uma [empresa] multinacional no concelho”, disse o autarca à agência Lusa à margem da sessão de apresentação do programa do evento, realizada no decorrer da I Edição dos Encontros Rurais, na localidade de Casas do Soeiro, organizados pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia local.

O autarca indicou que o município tem apoiado os produtores do concelho suportando os custos com o licenciamento das queijarias, com a certificação do queijo (atualmente praticada por 22 produtores) e com o processo do “Sistema HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo”.

José Monteiro referiu que a vila de Celorico da Beira é, “desde há muito”, considerada a “Capital do Queijo Serra da Estrela”, lembrando que acolheu, em 1287, por decreto do rei Dom Dinis “a primeira feira do queijo realizada no país”.

Com a realização da Feira do Queijo Serra da Estrela durante nove dias, entre 13 e 21 de fevereiro, a Câmara Municipal de Celorico da Beira pretende homenagear os pastores e as queijeiras e “dar visibilidade ao queijo produzido no concelho”, segundo a organização.

O programa do certame inclui venda de queijo Serra da Estrela (produzido exclusivamente com leite de ovelha), produtos regionais e artesanato, animação, espetáculos musicais, uma caminhada pela “Rota do Queijo”, um desfile de carnaval e um espetáculo de folclore, entre outras atividades.

Está também agendada a realização de um roteiro gastronómico pelos restaurantes do concelho “onde o queijo fará parte obrigatória” das ementas, indicou o presidente da câmara.

A autarquia assume que este ano irá realizar “a maior feira do queijo” do país, que atrairá visitantes e que vai contribuir para “dinamizar a economia local”.

A Feira do Queijo de Celorico da Beira está a ser promovida em Salamanca (Espanha), para os espanhóis se desloquem à região e provem “o queijo mais famoso de Portugal”.


Conteúdo Recomendado