Celorico da Beira instala 7.500 lâmpadas LED na rede de iluminação pública

O município de Celorico da Beira lembra em comunicado que adjudicou ao consórcio HEN um contrato de gestão de eficiência energética que “garante uma poupança de 75% na fatura de energia com iluminação pública”.

O município de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, vai instalar cerca de 7.500 lâmpadas LED na rede de iluminação pública do concelho para garantir “uma poupança de 75%” na fatura energética.

Segundo a autarquia presidida por Carlos Ascensão, o processo de substituição das luminárias de iluminação pública por tecnologia LED foi iniciado na segunda-feira, em várias freguesias, e irá desenrolar-se ao longo das próximas semanas, em todas as localidades do concelho.

O município de Celorico da Beira lembra em comunicado que adjudicou ao consórcio HEN um contrato de gestão de eficiência energética que “garante uma poupança de 75% na fatura de energia com iluminação pública”.

“Com um prazo de duração de projeto de 13 anos, o investimento associado a este projeto (3.270.010 euros) é garantido pela Empresa Serviços Energéticos, sendo ao longo deste tempo remunerada do investimento com parte da poupança real obtida”, é explicado.

Segundo a fonte, o objetivo do contrato de performance energética “é aumentar a eficiência energética de equipamentos de iluminação pública e consequentemente reduzir a fatura energética municipal, agora e no futuro, tornando as contas do município mais sustentáveis e aumentando a qualidade do serviço prestado à população”.

A autarquia sublinha que a iniciativa “demonstra sensibilidade ambiental e económica nas escolhas do executivo”, uma vez que o gasto municipal atual em iluminação pública é de 440 mil euros por ano.

O município estima que “a poupança efetiva garantida para o município é de 49.500 euros por ano na vigência do contrato (13 anos) e de 330.000 euros por ano após o fim do contrato”.

Em termos ambientais, “a opção por este projeto leva à redução significativa de emissões de CO2 e dos consumos de energia que irá ter impacto nas metas comprometidas para a Agenda 2030”, remata.


Conteúdo Recomendado