Celorico da Beira constrói 12 Estações de Tratamento de Águas Residuais

O Município de Celorico da Beira viu aprovadas 12 candidaturas ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos para a construção de Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Celorico da Beira viu aprovadas 12 candidaturas ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (Portugal 2020), para a construção de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s), estando neste momento adjudicadas mais três, a construir nas localidades de Velosa (União de freguesias de Açores e Velosa) e Vide – Entre – Vinhas (União de freguesias de Cortiçô da Serra, Vide – Entre – Vinhas e Salgueirais), e na freguesia de Linhares da Beira.

Segundo informação disponibilizada pela autarquia, a construção destas infraestruturas visa aumentar a salubridade, reduzindo a poluição urbana nas massas de águas circundantes, nomeadamente no rio Mondego, dotando simultaneamente a população das localidades abrangidas, de melhores serviços de saneamento de águas residuais.

Estes projetos serão cofinanciados pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). Sem estes apoios “seria de todo impossível levar a bom porto estas candidaturas e estas obras”, explicou Carlos Ascensão, presidente do Município de Celorico da Beira.

Há a necessidade da substituição das atuais fossas, pois são ineficientes no tratamento das águas residuais e nocivas para a população e o meio ambiente devido à produção de gases e odores desagradáveis, situações que têm suscitado grande descontentamento por parte da população, daí a necessidade de construir ETAR’S compactas, mais eficazes e eficientes no tratamento dos efluentes, como refere nota da autarquia.

Trata-se da 3ª fase do plano de ação de reabilitação das fossas municipais, que o Município assume como compromisso estratégico para a salvaguarda da saúde pública, e que visa a melhoria das condições de vida das populações e do meio ambiente.




Conteúdo Recomendado