CDU/Guarda defende ligação da Plataforma Logística à rede ferroviária nacional

https://www.blogger.com/profile/00766053234548636788

O candidato da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) à Câmara da Guarda nas eleições de 01 de outubro, defendeu este sábado a ligação da Plataforma Logística à rede ferroviária nacional, para transporte de passageiros e de mercadorias.

Carlos Canhoto propõe a ligação da Plataforma Logística (PLIE) à rede ferroviária nacional para promoção da criação de emprego e do desenvolvimento industrial do concelho.

O candidato da CDU refere, no programa eleitoral apresentado no passado sábado, que aquele complexo empresarial, localizado nas proximidades da cidade, deve ser dinamizado “como serviço público, atraindo empresas para sua instalação” através “de custos de implantação baixos e/ou outros incentivos”.

Propõe ainda a criação “de uma ligação ferroviária entre a PLIE e a Linha da Beira Alta, quer para o transporte de mercadorias, quer para o transporte de passageiros trabalhadores entre aquela plataforma e a cidade”.

O programa eleitoral da CDU contém, também, propostas em áreas como ambiente, cultura, património e turismo, produção e economia local, abastecimento de água e saneamento, urbanismo e transportes, educação e saúde.

No ambiente, a candidatura liderada por Carlos Canhoto sugere a eliminação dos focos poluidores do rio Noémi e de outras linhas de água do concelho e a “intervenção ativa na defesa do Parque Natural da Serra da Estrela, promovendo a sua proteção e o seu uso em benefício do ambiente e da qualidade de vida das populações, bem como o seu alargamento com a inclusão da barragem do Caldeirão”.

No setor da cultura, defende a criação, no edifício do antigo Hotel de Turismo, de uma escola pública de ensino especializado de artes.

Já no setor dos transportes, Carlos Canhoto assume a “defesa intransigente do fim das portagens” nas autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso), enquanto no urbanismo aponta “reduções ou isenções de IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], de maneira a incentivar a habitação no centro histórico da Guarda e nas aldeias”.

A melhoria dos espaços educativos sob a responsabilidade do município e a defesa do hospital local “equipado com os recursos materiais mais modernos e todos os serviços necessários ao seu pleno funcionamento”, são outras das propostas.

A candidatura da CDU apresentou também hoje a lista dos candidatos à câmara e à Assembleia Municipal da Guarda.

O professor e economista aposentado Aires Dinis é o candidato à liderança da Assembleia Municipal.

O atual presidente da autarquia, Álvaro Amaro, vai concorrer ao segundo mandato pelo PSD, o PS candidata Eduardo Brito, o BE aposta em Jorge Mendes, e Carlos Adaixo é o candidato da coligação “Guarda em Primeiro” (CDS-PP/MPT/PPM).

Nas eleições de 2013, o social-democrata conquistou ao PS a presidência da câmara que era gerida por este partido desde as primeiras eleições autárquicas (1976).

Álvaro Amaro, que concorreu em coligação com o CDS-PP, foi eleito por maioria absoluta e obteve cinco mandatos autárquicos, ocupando o PS os outros dois lugares do executivo.


Conteúdo Recomendado