Castelo Branco recheado de emoções com Nacional de Ralis

Castelo Branco vai ser palco, a partir de hoje, de um fim-de-semana recheado de emoções ao nível dos ralis nacionais, já que o seu maior clube – a Escuderia Castelo Branco (ECB) – está de volta à organização de uma prova de topo na categoria máxima dos ralis em Portugal, o Rali de Castelo Branco, 30 anos depois da última vez que fez parte deste grupo de organizadores.

Será a última jornada da presente temporada do Campeonato Nacional de Ralis, mas nem por isso a menos animada, já que para além das muitas decisões ainda pendentes, disputar-se-ão outros eventos, com particular destaque para a prova tipo ‘sprint’, comemorativa do 50º aniversário da ECB, que está a gerar um grande interesse entre as gentes da região, onde se reúnem inúmeros adeptos de desporto automóvel, complementada pelas competições inerentes ao Campeonato de Ralis Centro e de Clássicos.

Vão ser, por isso, várias as batalhas previstas na região da Beira Baixa ao nível dos diversos escalões, antecipando-se um espectáculo de qualidade ao longo dos cerca de 140 quilómetros cronometrados. Neles incluem-se uma dupla passagem pela Super-Especial Jornal Reconquista (1,71 km), a abrir e fechar a prova, realizada no centro da cidade. O restante percurso competitivo inclui mais duas secções, cada uma delas com três troços adicionais – Alvito da Beira (20,28 km), Fórneas/Estreito (29,71 km) e Paiágua (18,26 km) – todas elas de quilometragem elevada e muito trabalhosas.

Servirão para testar as capacidades das equipas que querem discutir a vitória absoluta, ou um bom resultado que lhes permita evoluir na classificação do CNR 2014. É uma prova que já não decide o título absoluto de 2014, mas em que se definirá, entre outras posições, o 2º lugar absoluto, com os mais regulares no CNR a beneficiarem de pontos extra.

A presença de Pedro Meireles (Skoda Fabia), já virtual Campeão Nacional de 2014 e de nada menos do que quatro pilotos ainda com aspirações a secundá-lo na tabela final do CNR Pilotos – João Barros (Ford Fiesta), Adruzilio Lopes (Subaru Impreza), José Pedro Fontes (Porsche 997) e Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer) – para além do regresso do laureado mundial Rui Madeira, aqui a fazer a estreia de um Citroën DS3 R1, são o garante de enorme animação ao longo dos oito troços, à semelhança das restantes jornadas do CNR 2014, algo que se alarga ao particular do Agrupamento de Produção, onde também está tudo em aberto entre Lopes e Teodósio.

São 18 os pilotos do CNR 2014 que integram uma lista mais vasta de 46 formações no total, sendo 14 adicionais do Campeonato Regional de Ralis do Centro, categoria em que o titulo se decidirá entre Fernando Teotónio e Carlos Fernandes (ambos em Mitsubishi Lancer) e mais outras 14 duplas inscritas no Rali do 50º Aniversário da Escuderia Castelo Branco, com uma grande representação de pilotos locais.

É esperada uma enchente de público no Rali de Castelo Branco, não só aquando da dupla passagem pela Super Especial no centro da cidade, mas ao longo das especiais realizadas a oeste da cidade beirã, pelo que o encerramento do CNR 2014 acontecerá, decerto, em ambiente de festa.


Conteúdo Recomendado