Câmara da Guarda promove o livro e a leitura com projeto “A Terra da Escrita”

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que vai desenvolver a segunda edição do projeto “A Terra da Escrita”, que visa a promoção do livro e da leitura junto dos alunos das escolas do concelho.

O projeto, promovido pela autarquia em conjunto com os Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, decorre entre outubro de 2015 e junho de 2016.

“A Terra da Escrita” é uma iniciativa de divulgação e de promoção de escritores locais, do concelho e do distrito da Guarda, e das suas obras, anuncia a autarquia em nota enviada à agência Lusa.

Segundo a organização, na segunda edição do projeto serão divulgados Adriano Vasco Rodrigues (autor de obras nas áreas da Arqueologia e da História), José Augusto de Castro (fundador do jornal “O Combate” e acérrimo defensor dos ideais republicanos) e Jorge Carvalheira (autor contemporâneo nascido no distrito da Guarda).

A iniciativa inclui um variado número de iniciativas, nomeadamente conferências, tertúlias, exposições, visitas, um percurso fotográfico literário, a criação de trabalhos artísticos com base nas obras dos autores em análise, a edição de um livro, oficinas de papel, de encadernação, de animação tipográfica, de ilustração e de escrita.

O programa também integra uma exposição, com visitas guiadas, dedicada a José Augusto de Castro (natural de Prova, concelho de Mêda, 1862-1942) e encontros com os escritores Adriano Vasco Rodrigues e Jorge Carvalheira.

“As ações destinam-se a alunos do [ensino] pré-escolar ao secundário, professores, público em geral e utilizadores da BMEL – Biblioteca Municipal Eduardo Loureço e estima-se que envolvam cerca de 4.000 participantes”, refere a fonte.

O projeto “A Terra da Escrita”, liderado pela BMEL, tem como principais objetivos tornar conhecida da comunidade escolar da Guarda a obra de autores ligados à cidade por nascimento ou pelos afetos, sensibilizar alunos e professores para a importância do trabalho literário dos autores locais e desenvolver laços de identificação com a vida e obra de autores da Guarda ou que escreveram sobre ela.

Fomentar o sentido de pertença à comunidade da Guarda, através da língua e da literatura, estimular o espírito crítico em relação ao trabalho criativo de autores conterrâneos e dar oportunidade aos alunos de participarem em várias iniciativas que apelam à criatividade, a partir da obra de autores do distrito, são outros dos propósitos da iniciativa que faz parte do Plano Municipal de Educação da Guarda.

A segunda edição do projeto “comportará um maior e mais variado número de iniciativas” face à iniciativa desenvolvida no ano letivo interior, adianta a organização.

No ano letivo de 2014/2015 “A Terra da Escrita” divulgou a vida e a obra dos escritores Vergílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha.


Conteúdo Recomendado