A proposta de atribuição das distinções municipais, foi apresentada pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro, na reunião do executivo municipal.
Segundo o autarca, ao abrigo do Regulamento dos Galardões Municipais em vigor, a autarquia vai distinguir personalidades, instituições e empresas, “merecedoras de enaltecimento e especial reconhecimento”, considerando “a relevância do seu contributo para a Guarda e seu concelho”.
O general Artur Pina Monteiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, vai ser agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade da Guarda.
A Medalha Municipal de Mérito, grau prata, será entregue a José Luís Carrilho Agostinho de Almeida, a Manuel Jorge Proença, à Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e à CERCIG – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados.
Receberão a mesma distinção as empresas Olano Logística de Frio, Lda, Transportes Bernardo Marques Lda, Coficab – Companhia de Fios e Cabos Lda e a Sodecia da Guarda – Soc.Ind.de Metalurgia da Guarda, SA.
A autarquia vai ainda homenagear, a título póstumo, o comandante José António Fernandes Sequeira (com a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo, grau prata) e o médico Raul Gil Saraiva (Medalha Municipal de Mérito, grau prata).
A cerimónia de homenagem e atribuição das medalhas decorre pelas 10h45, na sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, a que se realiza na Sala António de Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, segundo a autarquia.