Espetáculo comunitário nas comemorações dos 815 anos da cidade da Guarda

Um espetáculo comunitário que envolve várias associações, coletividades e atores amadores da região da Guarda é representado na sexta-feira e no sábado, no Teatro Municipal local, no âmbito das comemorações do 815.º aniversário da cidade.

Segundo o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o espetáculo “Guardadores” foi concebido de raiz pelos criadores Fernando Mota e Cláudia Andrade “a partir da história e da imensa memória coletiva dos guardenses”, com o intuito de “dar corpo e vida à celebração da Guarda”.

A produção vai estar em cena na sexta-feira e no sábado, às 21h30, no pequeno auditório do TMG.

Participam no espetáculo elementos da delegação da Guarda da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, da Associação Despertar do Silêncio, do Grupo de Jogo do Pau, do Grupo de Bombos de Valhelhas e do Coro Infantil do Centro Cultural da Guarda, entre outras coletividades da região.

O TMG refere, em nota enviada à agência Lusa, que Fernando Mota compõe e interpreta, desde 1994, música para teatro, tendo trabalhado com diversas companhias e encenadores.

Em 2008, recebeu o Prémio de Melhor Música Original dos Prémios de Teatro 2007 do Guia dos Teatros pela música original e espaço sonoro de “Por Detrás dos Montes” do Teatro Meridional, sublinha.

Cláudia Andrade trabalha como atriz, desde 1993, em diversos projetos, como o Teatro da Cornucópia, o Trigo Limpo Teatro ACERT, o Teatro do Morcego, Teatro Instável, o Théâtre de la Mezzanine, a Compania La Puerta, Companhia Jordi Bertrán e Quarto Período – O do Prazer, refere a mesma fonte.

A representação de “Guardadores” está integrada no programa comemorativo dos 815 anos da cidade da Guarda, que é assinalado hoje.

Hoje, a Câmara Municipal da Guarda assinala a atribuição, a 27 de novembro de 1199, pelo Rei Dom Sancho I, da Carta de Foral, documento que marcou o nascimento da cidade mais alta do país.


Conteúdo Recomendado