Câmara da Covilhã homenageia Mestre Manuel Cargaleiro

No próximo sábado, dia 11 de maio, realizam-se várias atividades de homenagem a Manuel Cargaleiro, ceramista e pintor português.

A Câmara Municipal da Covilhã e a Casa da Cultura José Marmelo e Silva (CCJMS) realizam um conjunto de atividades, no próximo dia 11 de maio, destinadas a homenagear Manuel Cargaleiro, ilustre ceramista e pintor português.

A homenagem inicia-se às 15 horas, na Casa da Cultura Marmelo e Silva com intervenções de Nelson Marmelo e Silva, curador da CCJMS, e dos jornalistas António Melo e António Valdemar. A iniciativa prossegue no Salão Nobre dos Paços dos Concelho, com intervenções de Regina Gouveia, Vereadora da Cultura, e de Fernando Paulouro Neves, curador da Exposição “A Essência da Cor”.

Às 19 horas, decorre uma visita à Galeria de Exposições Tinturaria onde está patente a obra de dimensão internacional que exprime a relação de Manuel Cargaleiro à raiz originária da Beira. A homenagem será ainda assinalada por vários momentos musicais, a cargo das Adufeiras da Casa do Povo do Paul e do Orfeão da Covilhã.

Manuel Cargaleiro é oriundo da Beira Baixa, onde nasceu em 1927. Na sua pintura pode distinguir-se um sentido ornamental e decorativo, a opção pela bidimensionalidade e a negação da profundidade, de tal maneira que o trabalho da tela se confunde com o dos azulejos, na repetição dos quadriláteros, nos azuis, na necessidade de um enquadramento. A obra de Cargaleiro representa a extroversão, a luminosidade, o otimismo e a sensualidade do carácter mediterrânico.

 


Conteúdo Recomendado