Vítor Pereira (PS) esclareceu que a deliberação foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo e que as insígnias serão atribuídas no âmbito das comemorações do dia da cidade, a 20 de outubro.
“É uma distinção mais do que justa pelos esforços que o engenheiro José Sócrates desenvolveu ao longo de toda a carreira política pela defesa da Covilhã. Tenha sido como deputado, secretário de Estado, ministro ou primeiro-ministro, pugnou sempre pela Covilhã, pela Cova da Beira e pela região”, sublinhou.
O autarca recordou as várias “obras de relevo” que foram concretizadas na região graças ao empenho direto do antigo primeiro-ministro, que cresceu e iniciou a carreira política naquela cidade.
“Podemos mencionar, por exemplo, a concretização da última fase do Regadio da Cova da Beira, a construção da Faculdade de Ciências da Saúde, a construção da A23, a inclusão da Covilhã no programa Polis, bem como o alargamento da rede de gás natural ao interior do país”, fundamentou.
Vítor Pereira não tem dúvidas que “a Covilhã tem todas as razões para lhe estar reconhecida”.
O presidente da autarquia covilhanense adiantou ainda que já endereçou o convite a José Sócrates e que este aceitou a distinção, remetendo para mais tarde a confirmação da presença, por questões de agenda.