Bruxelas só agora aprovou 45 milhões de financiamento para o novo bloco do Hospital da Guarda

http://www.aripa.pt/?id_page=2

A Comissão Europeia aprovou o financiamento à ampliação do Hospital Sousa Martins, com um contributo de 45 milhões e oitocentos mil euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A decisão do co-financiamento é abrangida pelo quadro comunitário de 2007-2013. Classificada como «grande projeto» por ultrapassar os 50 milhões de euros de investimento – sujeita, por isso, a uma decisão específica da Comissão Europeia –, a candidatura incluia a construção do novo edifício (iniciada em 2009) e o equipamento.

Bruxelas deu aval positivo a uma obra que, em maio de 2012, o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde do governo PSD/CDS disse que não sabia como tinha sido começada. Fernando Leal da Costa avisava que faltavam garantias de financiamento e apontava o dedo aos antecessores.

A conclusão do edifício era, assim, apontada como uma tarefa difícil  e sem calendário. Dois anos depois, o novo bloco entrava em funcionamento mas, hoje, ainda há contas para pagar.

Carlos Rodrigues, presidente da Unidade Local de Saúde da Guarda, tem razões para suspirar de alívio: diz que finalmente esta pasta fica fechada, com o valor candidatado aprovado na totalidade.


Conteúdo Recomendado