Bruxelas confirma crescimento de 1,1% da economia nacional

Segunda estimativa do Eurostat confirma que PIB nacional foi o que mais cresceu em cadeira no segundo trimestre de 2013. O gabinete comunitário de estatísticas confirmou hoje que a economia nacional cresceu 1,1% entre abril e junho, face ao trimestre anterior, mantendo a primeira estimativa anunciada a 14 de agosto. Depois de 10 trimestres consecutivos […]

Segunda estimativa do Eurostat confirma que PIB nacional foi o que mais cresceu em cadeira no segundo trimestre de 2013.
O gabinete comunitário de estatísticas confirmou hoje que a economia nacional cresceu 1,1% entre abril e junho, face ao trimestre anterior, mantendo a primeira estimativa anunciada a 14 de agosto. Depois de 10 trimestres consecutivos a destruir riqueza, Portugal regressou assim ao crescimento em cadeia, que se poderá ter manter neste terceiro trimestre, apoiado nas exportações e no turismo. A progressão de 1,1% do produto nacional compara com o crescimento de 0,3% do PIB de toda a zona euro. Portugal foi mesmo o país que registou o melhor desempenho neste período, superando economias como a alemã. Ainda assim, em termos homólogos (na comparação com igual período de 2012), o PIB português encolheu 2%. Além disso, o saldo final anual será negativo – o Banco de Portugal aponta para uma recessão de 2% no total do ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira o relatório mais detalhado sobre as contas nacionais do segundo trimestre.

Conteúdo Recomendado