Evento Terminado em 2023-02-06 18:00:00

Biblioteca Municipal de Castelo Branco recebe simpósio sobre artesanato e artes populares

Início: 2023-02-06 15:00:00
Fim: 2023-02-06 18:00:00
Local do Evento: Biblioteca Municipal de Castelo Branco
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Castelo Branco

O simpósio terá início pelas 15h00, com a sessão de abertura e a inauguração da exposição “Do Bicho da Seda ao Bordado de Castelo Branco”.

Decorre hoje, dia 6 de fevereiro, pelas 155h00, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco o simpósio “A Rede de Cidades Criativas da Unesco”, sobre o tema Artesanato e Artes Populares – Bordado.


A iniciativa, que contará com diversos momentos de debate e intervenções de especialistas na área, centra-se no bordado, “um dos mais importantes patrimónios culturais de Castelo Branco”.


A Câmara Municipal de Castelo Branco, organizadora do evento, informou ainda que a realização deste se deve à candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria de Artesanato e Artes Populares.


Com esta candidatura, a autarquia pretende, “através desta arte tradicional icónica do concelho, apostar na criatividade e nas indústrias culturais e criativas, fomentando o desenvolvimento económico”.


Em comunicado, a edilidade explica que este programa, lançado em 2004, visa “promover a cooperação entre cidades de todo mundo que usam o património e a criatividade como estratégia para desenvolvimento urbano sustentável”.


“O bordado de Castelo Branco é um dos tesouros mais reconhecidos no artesanato do centro do país. Os motivos têm uma estética que corresponde a uma gramática visual própria. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Os desenhos/motivos tem uma simbologia própria: a Árvore da Vida, os pássaros, os cravos, as rosas, os lírios, as romãs ou os corações – todos com um perfil claramente exótico”, refere a mesma fonte.


O simpósio terá início pelas 15h00, com a sessão de abertura e a inauguração da exposição “Do Bicho da Seda ao Bordado de Castelo Branco”, seguindo-se a intervenção de Maria de Lurdes Pombo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco sobre a história, a produção e as aplicações da seda.


Pelas 15h30 terá lugar a intervenção de Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa, acerca do tema “Património e Criatividade”, em seguida realiza-se a participação de algumas cidades portuguesas que já fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, nomeadamente, Barcelos, Caldas da Rainha, Idanha-a-Nova e Covilhã.


Decorrerá ainda a apresentação da candidatura e, incluindo a apresentação do site dedicado a esta arte popular e que pretende levar “ao mundo virtual” o bordado do concelho de Castelo Branco.


A iniciativa terminará com a apresentação de um vídeo promocional e a assinatura da Carta de Princípios, pelas 17h45.


Conteúdo Recomendado