Biblioteca da Guarda acolhe sete apresentações de livros até dezembro

A biblioteca também vai promover um concurso de Contos de Natal e residências artísticas no âmbito do projeto Incentivart.

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, anunciou que nos meses de novembro e dezembro vai ser palco de sete apresentações de livros da autoria de escritores locais e nacionais.

Segundo uma nota da Câmara Municipal da Guarda, a BMEL apresenta, nos dois últimos meses do ano, uma agenda cultural, “constituída por programação eclética que privilegia a base da existência das bibliotecas, os livros”.

No dia 11 de novembro, pelas 18 horas, Fernando Carmino Marques apresenta o livro “Neste sonho que sou de mim”, seguindo-se, no dia 13 (18h30), o lançamento da obra “A Ira do Pelicano”, de Carlos Carvalheira, e “Escola Secundária Afonso de Albuquerque – 50 anos na Mata Municipal”, de vários autores, no dia 19 (18 horas).

A BMEL acolhe ainda o lançamento do livro “O bisavô”, de Maria João Lopo de Carvalho, (28 de novembro, 16 horas); “O verso do sofrimento”, de Kevin Fernandes, (04 de dezembro, 18 horas); “O avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink (11 de dezembro, 18 horas); e “O guarda chuva mágico”, de Ana Isabel Martins (12 de dezembro, 16 horas).

A agenda da biblioteca da cidade mais alta do país também destaca a conferência “Cine, música y mito en las poetas de la otra sentimentalidade”, pela investigadora e ensaísta espanhola María Payeras Grau, marcada para o dia 20 de novembro, às 18:00, no âmbito do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores”.

A autarquia refere na nota que, como habitualmente, a programação da BMEL oferece à comunidade “diversificadas propostas culturais à volta do livro e da leitura, nomeadamente exposições, instalações, contos, visitas guiadas, oficinas, dança e leituras encenadas”.

No dia 05 de novembro, às 18 horas, realiza-se uma sessão de poesia baseada nos poemas de Manuel António Pina, intitulada de “Voz Alta”, por Alexandre Gonçalves.

Para 21 de novembro está agendada uma iniciativa dedicada às famílias com crianças dos 03 aos 12 anos, com o conto e oficina “Coração Contador” e “Conta Tu! Oficina de imaginação e expressão”, por Rita Sineiro.

“A atividade tem início às 15h30 e tem como objetivo exercitar a imaginação e a expressão oral ou escrita, trabalhando ao mesmo tempo a confiança da criança na sua faceta criativa”, segundo a fonte.

Em dezembro, a BMEL acolhe um espetáculo de dança e teatro “Corpo-Mapa-Livro”, por Marina Nabais (dia 05, 15h30) e o espetáculo de leitura encenada “Viagem de Natal”, por Estórias com Asas (19, 15h30).

Nos dois últimos meses do ano, a biblioteca também promove um concurso de Contos de Natal e residências artísticas no âmbito do projeto Incentivart – Incubadora de Projetos Artísticos, que desafia os artistas e criadores locais a desenvolverem trabalhos no domínio das artes plásticas, performativas, dança, música, teatro e literatura.

O município da Guarda assegura que devido à pandemia causada pela covid-19 as atividades programadas serão realizadas com o cumprimento de todas as regras da Direção-Geral da Saúde.



Conteúdo Recomendado