Belmonte recebe Vaivém Oceanário

Entre os dias 6 e 10 de junho, o Vaivém Oceanário, projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa, vai estar em Belmonte, junto ao Castelo para celebrar o dia Mundial dos Oceanos.

Toda a população local é convidada a participar, gratuitamente, nas atividades lúdicas e pedagógicas desenvolvidas pela equipa de educadores marinhos, que pretendem promover o conhecimento sobre a dimensão e potencial do mar português e a conservação dos oceanos.

Os alunos, do ensino Pré-escolar ao Secundário, são desafiados a explorar a multiplicidade de bens e serviços fornecidos pelo oceano e a conhecer o valor e impacto que este tem no equilíbrio da vida na Terra.
Os “marinheiros de palmo e meio” do Pré-escolar vão ajudar o Vasco, a personagem do Oceanário, a escolher a sua profissão. Os alunos do 1º e 2º Ciclos vão viajar pelo mar português, na companhia do rei D. Carlos I, e reconhecer a riqueza dos ecossistemas marinhos. Por fim, os estudantes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário vão investigar o território marítimo nacional e apreender sobre as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.

No dia 8 de junho, realizar-se-á um workshop, direcionado a professores e educadores, que lhes possibilitará explorar o novo mapa de Portugal e descobrir a nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. Nesta ação de formação serão disponibilizadas ferramentas que permitem amplificar a literacia do oceano, complementando os programas curriculares. A iniciativa tem como objetivo consciencializar para o potencial do nosso mar e alertar para a necessidade da conservação do meio marinho.

Para sábado, o Vaivém Oceanário tem preparado um divertido quizz, através do qual o público em geral poderá ficar a conhecer as profissões existentes no Oceanário e desvendar o papel dos aquários na conservação dos ecossistemas marinhos.

O Vaivém, que já levou a missão do Oceanário de Lisboa a todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, visitou um total de 185 municípios e conquistou mais de 215.000 participantes.

Figueira da Foz será o próximo “porto” a receber o Vaivém Oceanário, de 19 a 25 de junho.


Conteúdo Recomendado