Artista Plástica Bela Branquinho vence Prémio Abel Manta de Pintura 2023

18. Bela Branquinho, Luz De Inverno, Pintura A Acrílico Sobre Tela, 120x100 Cm, 2021 Prémio Abel Manta De Pintura 2023

“Luz de inverno”, da artista plástica Bela Branquinho, é a obra vencedora do Prémio Abel Manta de Pintura 2023. A 10ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura foi lançada pelo Município de Gouveia em fevereiro de 2023 e reuniu a concurso 68 pinturas de 45 artistas.

“A 10.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura foi lançada pelo município de Gouveia em fevereiro de 2023 e reuniu a concurso 68 pinturas de 45 artistas”, referiu a autarquia numa nota de imprensa.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, a escolha da obra vencedora foi tomada por unanimidade pelo júri do concurso, constituído pela arquiteta Isabel Manta (neta de Abel Manta), pela artista plástica Mónica Nogueira e por João Nuno Ribeiro (em representação do município de Gouveia).

A artista plástica Bela Branquinho vive e trabalha em Colares, no concelho de Sintra, e é licenciada em Direito.

Bela Branquinho

É associada da Sociedade Nacional de Belas Artes, onde frequenta o “Atelier Experimental”. Já recebeu vários prémios e menções honrosas e participou em diversas exposições individuais e coletivas no país e no estrangeiro.

As suas obras integram coleções privadas e públicas em Portugal, Reino Unido, Alemanha, Bulgária, México, Estados Unidos da América, Canadá e Austrália.

A entrega do Prémio Abel Manta de Pintura 2023, com o valor monetário de cinco mil euros, e a inauguração da exposição das obras selecionadas pelo júri, irá decorrer numa sessão pública, a realizar no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, no dia 11 de agosto.

Além da pintura premiada, o júri decidiu, ainda, selecionar para exposição e catálogo as obras “Cidade Verde” (da autoria de Catarina Pereira Mendes), “Limões” (Mafalda Amaro), “Laços de Amor” (Avelino Alves Fernandes), “Ausência” (Bela Branquinho), “Imersão em amarelo” (Filipa Centeio), “Fragmentos #23” (Ângela Belindro), “Auto-retrato(s)” (Manuel Mendes), “Luz” (Cristiano Felismina) e “My fault” (Pedro Jorge Mendes de Almeida).

O concurso, de caráter bienal, foi instituído pelo município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25.º aniversário da morte do pintor Abel Manta e visa “promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as Artes Plásticas como elemento-chave da programação cultural do município”.

O Prémio Abel Manta de Pintura 2023 foi lançado a 01 de fevereiro e esteve aberto a artistas nacionais maiores de 18 anos ou residentes em Portugal, segundo a Câmara Municipal de Gouveia.

O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888.

Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura e, em 1919, mudou-se para Paris, França, onde continuou a sua formação artística e expôs.

Regressou a Lisboa em 1925 e, no ano seguinte, lecionou numa escola técnica na cidade do Funchal, tendo regressado à capital em 1927.

“Com um percurso artístico inconfundível, Abel Manta foi dos maiores pintores modernistas portugueses. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937”, lê-se na nota de imprensa da autarquia de Gouveia.

Abel Manta morreu em Lisboa, no dia 09 de agosto de 1982.


Conteúdo Recomendado