Beiras e Serra da Estrela está entre as regiões mais envelhecidas

Todos os concelhos da região têm um índice de envelhecimento superior à media nacional.

Pintados a cinzento ou cinzento negro. É assim que surgem os municípios da região no Retrato Territorial de Portugal relativo ao índice de envelhecimento, ou seja, ao número de idosos por cada 100 jovens. Divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o estudo analisa a evolução dos dados entre 2011 e 2016 para concluir que, em todo o país, apenas 15 municípios registaram um decréscimo no referido índice envelhecimento.

Não é o caso dos concelhos da região. Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa (onde se enquadram os distritos da Guarda e de Castelo Branco) integram a lista das zonas em que o envelhecimento se agravou ao longo destes anos, com destaque (preocupante) para os casos de Penamacor, Oleiros, Vila de Rei e Almeida. Nestes casos registou-se um aumento “em mais 100 idosos por cada 100 jovens”. Ou seja, se em 2011 um destes municípios tivesse, por exemplo, 200 idosos por cada 100 jovens, agora terá cerca de 300 idosos por cada 100 jovens.

Números alarmantes, mas que infelizmente correspondem à dura realidade do território. O mapa analítico dos dados de 2016 não deixa margem para dúvidas, todos os concelhos da região têm um índice de envelhecimento superior à media nacional.


Conteúdo Recomendado