Batalha de São Marcos recriada no Feriado Municipal de Trancoso

Rotunda Trancoso

A Câmara Municipal de Trancoso comemora hoje o seu Feriado Municipal e o 638º aniversário da Batalha de São Marcos, ocorrida no planalto do mesmo nome nas imediações da cidade a 29 de maio de 1385.

As celebrações iniciaram esta manhã com o Hastear da Bandeira n Convento de São Francisco, seguida de uma homenagem pública aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Trancoso.

As comemorações continuam esta tarde com o cortejo cívico ao Planalto de São Marcos e caminhada solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro às 15 horas seguida da homenagem aos combatentes da Batalha de Trancoso travada entre portugueses e castelhanos em 1385 onde haverá uma sessão evocativa e uma recriação histórica, com a presença do Exército Português.

No mesmo local haverá recriação histórica da Batalha de Trancoso e, como é tradição, será distribuído pão e laranjas às crianças presentes, simbolizando o gesto nobre dos portugueses face ao estado frágil em que ficaram os castelhanos após o confronto. O dia termina com o arraial popular.


Conteúdo Recomendado