Balcão Único e Espaço do Cidadão inaugurado em Almeida

A inauguração decorreu ontem, dia 2 de dezembro, e contou com a presença da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca.

A vila de Almeida passa agora a ter um espaço único onde funciona o Espaço do Cidadão, Balcão Único Municipal, Repartições das Finanças, e serviços automáticos com Multibanco e atendimento personalizado da Caixa Geral de Depósitos. Num só espaço, no edifício dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Almeida é possível encontrar serviços da administração local e central, assegurados pelos funcionários do Município, tanto no Espaço do Cidadão, Balcão Único Municipal.

A inauguração Espaço do Cidadão, Balcão Único Municipal em Almeida contou com a presença da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, que fez questão de frisar que os objetivos principais são melhorar os serviços prestados à população numa articulação e coordenação com a autarquia de Almeida. As pessoas podem aceder a mais de 200 serviços online da administração central que representa 18 entidades, com 90 serviços disponibilizados em Almeida.

Maria de Fátima Fonseca sublinhou que o Espaço do Cidadão e Balcão Único Municipal vem ajudar a população info excluida, que não sabe lidar com as novas ferramentas online, nomeadamente a população idosa.
No país já são já 600 espaços que aproximam o cidadão da administração central, garantindo uma melhor coesão territorial, na era digital.

O Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado salientou que a prioridade foi dada às pessoas, sobretudo aquelas que tem dificuldades em lidar com as novas tecnologias, num processo de modernização dos serviços da autarquia e melhoria no atendimento. O Munícipe dispõe agora de 120 formulários da Câmara de Almeida para resolver os mais diferentes assuntos e 90 serviços da administração central.

Depois de Almeida, o Município irá abrir um Espaço do Cidadão e um Balcão Único Municipal na Junta de Freguesia de Vilar Formoso, com os mesmos serviços, com a presença de funcionários do Município. António Machado disse à Rádio Fronteira, já foi feito o procedimento para o concurso da obra, segue-se a adjudicação.
Para além de Vilar Formoso e Almeida, outras freguesias do concelho poderão ter também idênticos serviços, dependendo da população abrangida e disponibilidade de cada Junta de Freguesia.

Uma vitória para o Município de Almeida, foi ter também conseguido para este novo espaço, tal como tido sido assegurado após o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos na vila, um serviço com duas caixa multibanco e atendimento personalizado por parte do banco do Estado, realçou o Presidente António Machado.

A partir de agora a tesouraria da Câmara passa a funcionar também neste edifício dos serviços técnicos, ao lado do Espaço do Cidadão e Balcão Único Municipal, onde todos os munícipes poderão resolver os seus assuntos, num espaço mais funcional e de proximidade.




Conteúdo Recomendado