Autárquicas: Rui Ventura (PSD) candidato a terceiro mandato em Pinhel

O atual presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse hoje que é candidato pelo PSD ao terceiro mandato para dar continuidade ao trabalho realizado no concelho e “fazer de Pinhel uma cidade de excelência”.

A recandidatura de Rui Ventura tem por lema “Manter o Rumo” o que “tem muito a ver com aquilo que tem sido o propósito desde a primeira candidatura”.

“Nós criámos um rumo para Pinhel, queremos manter esse rumo. E o rumo é continuar a trabalhar na projeção da imagem da cidade, do concelho, e também na qualidade de vida de cada um dos Pinhelenses”, disse hoje o autarca à agência Lusa.

Rui Ventura, de 49 anos, concorre ao cargo pela última vez devido à limitação de mandatos imposta pela lei.

“O grande propósito é continuar a manter o rumo para Pinhel e fazer com que possamos continuar a atrair empresas para o concelho, como antes do covid tínhamos conseguido, e vamos tentar manter essa linha e fazer de Pinhel uma cidade de excelência para que as pessoas, se tiverem que se deslocar para o interior, prefiram vir para Pinhel pela qualidade de vida, não só pela sua atividade cultural e desportiva, mas essencialmente pela sua dinâmica”, afirmou.

Se for reeleito presidente da autarquia de Pinhel, o social-democrata tenciona concluir e executar “um conjunto de obras” no concelho, no valor global de cinco milhões de euros, que estão adjudicadas e “muitas delas com fundos comunitários já aprovados”.

São obras que vão “dotar ainda mais a cidade de alguns equipamentos que são necessários” e irão “ajudar a projetar Pinhel além-fronteiras”, vaticina.

Na área do turismo, Rui Ventura destaca dois projetos que já estão em execução: a construção de uma falcoaria, que considera “um projeto âncora” por Pinhel ser “a cidade do Falcão”, e o primeiro dos quatro miradouros sobre o vale do Côa.

O autarca e candidato aponta também a construção do Parque TIR de Pinhel, já adjudicado, que contempla a criação de uma nova ligação à cidade (a “Avenida Cidade do Vinho”), um parque para festas e eventos e um equipamento para as feiras anuais.

Do rol das obras que pretende concretizar no terceiro mandato, se for reeleito, o autarca realça a requalificação do edifício do Mercado Municipal que se situa no centro histórico e “fazer ali um mercado a uma cota mais baixa e tentar colocar ao ar livre o mercado tradicional”.

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, é liderado, desde 2013, pelo social-democrata Rui Ventura.

O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PSD e um do PS.

Além da recandidatura de Rui Ventura (PSD) são conhecidas as candidaturas do vereador Francisco Alípio Fernandes (PS) e do empresário António Rodrigues Martins (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.


Conteúdo Recomendado