Autárquicas: Ex-vice-presidente da Câmara é candidata pelo Nós Cidadãos! em Manteigas

A ex-vice-presidente e atual vereadora sem pelouros da Câmara Municipal de Manteigas, Célia Morais, é candidata independente à presidência da autarquia pelo Nós Cidadãos! nas eleições autárquicas deste ano.

Célia Morais, de 53 anos, ex-vice-presidente da autarquia liderada por Esmeraldo Carvalhinho (PS) assumiu a candidatura após divergências com o partido, que lhe retirou a confiança política em março, e com o líder do executivo municipal.

A candidata referiu hoje à agência Lusa que decidiu avançar com a candidatura à presidência do município de Manteigas, cujo executivo integra desde 2017, “convicta” de que vai “ganhar as eleições autárquicas”.

“Até ao início deste ano nunca me passou pela cabeça ser candidata à Câmara Municipal de Manteigas ou a qualquer outro órgão e, muito menos, voltar a integrar listas autárquicas. Primeiro, porque iria cumprir o meu mandato com a delegação de competências até ao fim e, depois, porque não voltaria a integrar uma lista onde o candidato fosse o atual presidente, Esmeraldo Carvalhinho”, explicou.

A candidatura independente pelo Nós Cidadãos! surgiu porque o movimento “recusa o sectarismo ideológico que muitas das vezes bloqueia o debate social e económico”, disse.

“Revejo-me neste movimento, independente e livre nas ideias”, acrescentou Célia Morais, que é técnica superior do Instituto do Emprego e Formação Profissional e licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.

Quanto aos objetivos da sua candidatura, disse que o principal destes “é devolver a confiança aos munícipes do concelho de Manteigas, quebrando assim um ciclo que foi criado ao longo dos anos, e hoje está ultrapassado”.

“Não estamos no século XIX, onde havia os senhores detentores de vastos territórios, que usufruíam de imunidade. Quero terminar esse ciclo, somos livres de pensamento, conduta e comunicação, foi para isso que se fez o 25 de Abril, que se caracterizou pela implementação da democracia e do desenvolvimento local”, assume.

A ser eleita presidente da autarquia de Manteigas, Célia Morais terá como principal preocupação “devolver a confiança aos funcionários do município, apostar num turismo de qualidade e sustentável, no apoio aos mais idosos, no apoio à natalidade e trabalhar com políticas de atração de pessoas” para o território.

“Estar ao lado dos empresários, e trabalhar com eles em parceria, para o desenvolvimento de Manteigas”, é outro dos propósitos da candidata.

Segundo Célia Morais, nas bases do seu programa eleitoral estão ideias para “um município mais coeso, mais equilibrado, um ambiente mais sustentável, uma democracia mais dinâmica”.

“Criar condições de angariar empreendedores e empresas para o concelho”, “dinamizar e incentivar a instalação de jovens casais”, “olhar as pessoas e o seu bem-estar no centro das políticas públicas”, “resolver os problemas das pessoas sem preconceitos ideológicos” e “investir nas novas gerações” são outros dos planos da candidata do Nós Cidadãos! para Manteigas.

O município de Manteigas é liderado pelo socialista Esmeraldo Carvalhinho.

O atual executivo municipal é composto por dois eleitos do PS (o presidente e a vereadora sem pelouros), dois do PSD e um independente.

Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.


Conteúdo Recomendado