Autárquicas: CDU recandidata assistente técnica Delfina Bazaréu em Figueira de Castelo Rodrigo

A assistente técnica Delfina Bazaréu volta a ser a candidata da CDU à presidência da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, para o qual defende “uma aposta decisiva no tecido produtivo”.

A candidata, com 47 anos, natural de Vila Nova de Foz Côa, é assistente técnica na área da saúde, trabalhou como guia no Parque Arqueológico do Vale do Côa durante 19 anos e é membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista ‘Os Verdes’.

Maria Delfina Bazaréu Monteiro, que foi candidata pela CDU em 2017, disse à agência Lusa que com a recandidatura pretende “dar a conhecer às pessoas a proposta de uma alternativa política e a possibilidade de nela votarem”, alargar a influência da coligação no concelho e aumentar o número de votos relativamente às últimas eleições.

“Esta política assenta no mote da CDU – Trabalho, Honestidade e Competência – e, porque focada nos trabalhadores, nos seus direitos e nos das suas famílias, é a única que tem possibilidades de inverter o curso de desertificação da região que os últimos Censos bem colocaram a nu (cerca de 17% de decréscimo populacional)”, justifica.

Delfina Bazaréu propõe ao eleitorado “uma aposta decisiva no tecido produtivo, com particular destaque para a agricultura familiar, que era o esteio demográfico da região e o maior ativo contra o desregulamento territorial, de que os incêndios são a expressão mais visível”.

“Garantir a mobilidade entre freguesias e entre o concelho e o resto do país, designadamente através de uma aposta nos transportes públicos, fazendo tudo ao nosso alcance para a reabertura do troço ferroviário Pocinho-Barca d’Alva, como o têm feito os nossos eleitos na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”, é outra das promessas.

A CDU também pretende “garantir que mais nenhum serviço público encerre em Figueira de Castelo Rodrigo” e procurar o retorno dos que, entretanto, viram fechadas as suas portas.

“Garantir o direito a uma infância e adolescência plenas, assim como a possibilidade dos encarregados de educação poderem continuar a trabalhar (creches, ocupação dos tempos livres, educação artística, etc.); garantir o direito a uma velhice digna e ativa; construção de um gatil e implementação de um programa de esterilização de animais errantes”, são outras das ideias para o município.

A candidata da CDU também se propõe apostar na investigação, preservação e valorização do património natural e cultural, apoiar o movimento associativo e garantir os direitos de criação e fruição cultural.

Para a Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a CDU aposta em André Santos, arqueólogo, de 44 anos.

O município de Figueira de Castelo Rodrigo é liderado, desde 2013, pelo socialista Paulo Langrouva, que concorre ao cargo pela última vez devido à limitação de mandatos imposta pela lei.

O atual executivo municipal é composto por três eleitos do PS e dois do PSD.

Além da candidatura de Delfina Bazaréu, são também conhecidos os candidatos Paulo Langrouva (PS), Carlos Condesso (PSD), Dora Vilhena (CDS-PP) e Margarida Bento (Livre).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.


Conteúdo Recomendado