ENERAREA forma gestores municipais de energia

A ação resulta de uma medida aprovada no plano de promoção de eficiência no consumo de energia eléctrica, criado pela entidade reguladora do setor e que está a ser desenvolvido para associação das agências de energia e ambiente.

O grande objetivo deste projeto passa por apoiar financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade nos diferentes segmentos de consumidores. No âmbito deste plano está a ser implementado um plano nacional de formação dedicado a técnicos municipais que visa a aquisição e reforço de conhecimentos e competências no uso eficiente de energia.

Neste contexto, a ENERAREA assegura a realização de duas ações de formação, formando um total de 45 técnicos dos 16 municípios da sua área de actuação e ainda do município de Viseu. A primeira formação já decorreu em Celorico da Beira e a segunda está atualmente a decorrer no concelho de Belmonte.

Durante esta formação são abordadas temáticas como “sistema de certificação energética e da qualidade do ar interior em edifícios” “sistemas de energia solar e de biomassa”, “auditorias energéticas e planos de racionalização energética” e “contratos de gestão de eficiência energética”.

A ENERAREA tem como objectivos contribuir para o aumento da eficiência energética, através da utilização racional da energia e da conservação de energias, e para o melhoramento do aproveitamento dos recursos endógenos na Beira Interior.


Conteúdo Recomendado