Empresa investe 4,5 ME na instalação de fábrica de paletes na Guarda

Uma empresa de origem espanhola vai investir cerca de 4,5 milhões de euros na instalação de uma fábrica de paletes na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, que fez o anúncio, esta segunda-feira, no período de antes da ordem do dia da reunião quinzenal do executivo, a empresa Viaceroport Ld.ª adquiriu três lotes de terreno na PLIE, correspondentes a 7.655 metros quadrados, para instalar a futura unidade fabril.

O autarca adiantou que, numa primeira fase, a empresa prevê “a criação de 20 postos de trabalho”.

“A empresa vai iniciar no imediato a operação logística na cidade da Guarda num armazém alugado para o efeito”, adiantou Álvaro Amaro, referindo que o empresário prevê iniciar em breve a construção da nova unidade fabril.

Ainda no plano económico, o autarca deu conta da sua satisfação por verificar que os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos às exportações no período 2013-2015 revelam que a Guarda foi a capital de distrito da região Centro que teve a maior subida na variação de percentagem nas exportações, com 19,6%, seguindo-se Leiria com 16,1%.

Disse ainda que, em 2015, a Guarda exportou “quase o dobro da Covilhã, três vezes mais do que Viseu e seis vezes mais do que Castelo Branco em valores absolutos”.

“É algo que nos pode deixar muito felizes e muito satisfeitos”, disse, apontando que o mérito “vai todo para as empresas e para os empresários”.

Na mesma reunião, os vereadores do PS Joaquim Carreira e Graça Cabral sugeriam ao executivo camarário que o nome do antigo Presidente da República, Mário Soares, que morreu no dia 07, passe a integrar a toponímia do concelho.

“Propusemos ao executivo [a sugestão], para ser avaliada, que a Praça do Município se chame, no futuro, Praça Dr. Mário Soares”, disse o socialista Joaquim Carreira aos jornalistas no final da sessão.

O presidente da autarquia, Álvaro Amaro, disse tratar-se de “uma sugestão” que “a seu tempo deverá ser analisada e estudada”.


Conteúdo Recomendado