Atividade económica em máximos de agosto de 2010

O indicador da atividade económica tocou, em março, no valor mais elevado desde agosto de 2010 enquanto o que mede o clima económico tocou, em abril, máximos de outubro desse mesmo ano.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o indicador de atividade económica acelerou em março, atingindo o máximo desde agosto de 2010, “na sequência da acentuada trajetória positiva iniciada em junho de 2012”.
Já o indicador de clima económico, acrescenta a mesma fonte, “recuperou ligeiramente em abril, prolongando o perfil ascendente observado desde o início de 2013”. Além disso, este indicador registou o valor mais elevado desde outubro de 2010.
Nos serviços, o indicador de confiança estabilizou mas no valor mais elevado de setembro de 2008. Ainda assim, sublinha o INE, suspendeu o “acentuado perfil ascendente iniciado em dezembro de 2012”.
Já o indicador de confiança do comércio voltou a aumentar, atingindo o máximo desde maio de 2002. “No entanto, sem a utilização de médias móveis de três meses, os indicadores de confiança do Comércio e dos Serviços diminuíram no mês de referência”.

O indicador de confiança da indústria transformadora “diminuiu de forma ténue em abril, suspendendo o perfil positivo iniciado em dezembro de 2012” enquanto o indicador da construção e obras públicas “agravou-se em abril, interrompendo o perfil crescente iniciado em agosto de 2012”.


Conteúdo Recomendado