Associação de Municípios da Cova da Beira lança jogo sobre alterações climáticas

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) lançou um jogo de tabuleiro destinado a sensibilizar as crianças e jovens para as alterações climáticas.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta associação que tem sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco e que abarca 13 concelhos da Beira Interior, explicou que o jogo tem o intuito de chegar à comunidade escolar, de forma a captar mais atenção e interesse por parte dos alunos para a temática.

Com o nome “Blima – AMCBadapt – Riscos Associados às Alterações climáticas’’, o jogo tem como personagem uma abelha simpática (a Blima), que durante o percurso coloca várias questões aos jogadores relativas a temas como as ondas de calor, seca e escassez de água, incêndios florestais ou desertificação dos solos e tudo com as “respetivas tropelias e vitórias”.

Segundo a informação, este jogo está já a ser apresentado a turmas do 3.º ciclo, mas também pode ser aplicado a idades inferiores tendo em conta que tem três níveis de dificuldade.

Citado na nota de imprensa, o presidente da AMCB, António Dias Rocha, que também preside a Câmara de Belmonte, salientou a importância desta iniciativa por considerar que “a sensibilização sobre as alterações climáticas tem que passar obrigatoriamente pelas crianças”, visto que “elas são o futuro’’.

A mesma informação também lembrou que no âmbito do projeto “AMCBadapt” já foi lançado um ‘site’ sobre alterações climáticas, que é especialmente direcionado para a comunidade escolar.

A Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios, sendo atualmente composta por 13 associados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado