Associação de Jogos Tradicionais da Guarda participa em Encontro Internacional

http://www.imagens.usp.br/?p=19114

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) vai participar, nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril no Festival Internacional de Jogos Tradicionais de Aranda de Duero, em Espanha.

Esta atividade é organizada pela Asociación Cultural La Tanguilla daquela localidade espanhola e contará com a presença de outras duas associações portuguesas (Associação das Coletividades do Concelho de Valongo e a Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas – Estarreja): para além destas, participarão ainda associações de várias regiões de Espanha e de delegações de França, Itália, Croácia, Eslovénia, Eslováquia e Hungria.

Esta iniciativa terá como jogo central o da Malha e das diferentes formas de jogar em todos estes países. No entanto, muitos serão os outros jogos a apresentar e a dinamizar num momento de comunhão cultural entre todos os participantes.

Do programa faz parte também a negociação de um acordo entre as duas coletividades (AJTG e La Tanguilla) envolvendo também as autarquias das duas cidades tendente à elaboração de um documento que potencie os traços culturais que nos unem. Assim, o Município da Guarda far-se-á representar naquele evento.

Para além disso, e porque gastronomia também é cultura, será elaborada, no sábado 21, uma lagarada tradicional à moda da aldeia da Rapa.


Conteúdo Recomendado