Associação de Gouveia promove evento cultural com espetáculos gratuitos

Os espetáculos da sétima edição da Romaria Cultural, organizada pela associação de Gouveia GO Romaria, terão lugar no Anfiteatro da Cerca, ao ar livre.

A cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, recebe nos próximos dias 23, 24 e 25, o evento Romaria Cultural 2021, que inclui no cartaz espetáculos gratuitos com artistas de todo o país, foi hoje anunciado.

“As paisagens sonoras de Sensible Soccers, a viagem transgressiva de Pop Dell’Arte, a guitarra de Marinho e a ‘kora’ de Braima Galissá, um cine concerto dedicado a Buster Keaton (por Pešpäkøvå), a performance irreverente de Victor Torpedo & Vera Mahsati Show e os espetáculos ‘Saudade’ (da criação de Maria Inês Silva) e o ‘Cão que Vem de Tão-tão Longe’ (um coletivo) serão o recheio de um fim de semana que terá ainda exposições, atividades de natureza, conversas e oficinas de cariz informal e espontâneo”, segundo a organização.

Os espetáculos da sétima edição da Romaria Cultural, organizada pela associação de Gouveia GO Romaria, terão lugar no Anfiteatro da Cerca, ao ar livre.

“Todos os espetáculos serão de acesso gratuito, mas estarão limitados à lotação máxima do espaço permitida pela Direção-Geral da Saúde”, refere a associação em comunicado enviado à agência Lusa.

A iniciativa “terá como condição essencial a segurança de todos os participantes, privilegiando atividades ao ar livre e locais que conjuguem a proximidade pedonal ao centro da cidade com a inserção em ambientes de natureza muito próprios”.

“Prevê-se que esta edição configure uma aproximação ao formato e diversidade que o festival tem vindo a consolidar, retomando o caminho de afirmação enquanto evento de referência regional e nacional”, de acordo com a fonte.

A organização sublinha na nota que vai continuar a promover “diálogos entre as diferentes artes, a reforçar a rede colaborativa com outros agentes culturais, a promover uma oferta totalmente gratuita, democratizando-a por meio da escolha dos espetáculos e espaços onde eles acontecem” e “encorajando a que neste verão todos se aproximem de novo das artes”.

O programa da Romaria Cultural 2021 começa no dia 23 de julho, sexta-feira, ao final da tarde, com o projeto “Saudade” (residência artística – dança contemporânea, por Maria Inês Silva) e termina na tarde de domingo, dia 25 de julho, com a atuação de Braima Galissá.

A GO Romaria é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória e tradições locais.


Conteúdo Recomendado